Destaques

Projeto de extensão da UENP leva saúde bucal a Congonhinhas

Projeto Extensão

Foto Odonto – Uenp

Além da atuação presencial no município, o projeto também trabalha com o uso de redes sociais para divulgação de temas relacionados com a promoção, prevenção e tratamentos em saúde bucal

Da Assessoria

Quinzenalmente, o projeto de extensão “Fortalecimento das Ações de Promoção, Prevenção e Indicação de Tratamento em Saúde Bucal na cidade de Congonhinhas”, do curso de Odontologia da Universidade Estadual do Norte do Paraná, atende estudantes de creches e escolas públicas e gestantes do município.

O projeto tem o objetivo de promover a saúde bucal com ensinamentos de escovação dentária de higiene bucal, autoexame, dentre outras atividades, para melhorar a saúde bucal da comunidade e prevenir problemas odontológicos futuros. Financiado através do Programa de Extensão “Universidade Sem Fronteiras”, da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), o projeto também já realizou Santa Amélia, Itambaracá e Barra do Jacaré. Em Congonhinhas, o projeto recebe o apoio da Prefeitura Municipal, através das Secretarias de Educação e de Saúde e Saneamento.

As atividades são organizadas de acordo com cada grupo atendido. Para as crianças, são realizadas práticas de profilaxia (limpeza) bucal, palestras, teatros, fantoches, jogos educativos, brincadeiras, entre outras, com o intuito de interiorizar as práticas em todos os ambientes de sua vida. Para adolescentes e adultos, o enfoque é nos fatores de risco da má higienização bucal, além de trabalhar sobre os efeitos que o uso de substâncias lícitas e ilícitas causam na cavidade bucal e anexos.

Já para as gestantes, o projeto aborda formas de higienização bucal, uma vez que, durante a gestação, as alterações hormonais significativas podem causar sangramentos, processos inflamatórios e infecciosos que interferem no processo gestacional. Também são feitas orientações quanto aos tipos de alimentos que devem ser ingeridos para favorecer o processo de gestação, minimizando, assim, os efeitos orais negativos.

O coordenador do projeto, João Lopes Toledo Neto, avalia os impactos percebidos com as atividades realizadas em Congonhinhas. “Com a atuação do projeto, notamos uma mudança comportamental da população atendida com o estímulo à higiene bucal das crianças e das mamães. Além da comunidade atendida, também foi possível notar o impacto nos alunos, percebemos um aumento na sensibilidade para com o próximo de nossos estudantes”, enfatizou.

Para a estudante de odontologia, Laís Fernanda Almeida, fazer parte do projeto proporcionou não apenas aprendizados acadêmicos, mas também uma vivência profunda do atendimento humanizado. “O projeto atua na base, ensinando crianças a cuidarem de sua saúde bucal e, assim, construírem um futuro mais saudável e com mais qualidade de vida. É possível acompanhar de perto a evolução de cada criança, percebendo mudanças significativas em seus hábitos e na prevenção de doenças”, destaca.

Laís comenta sobre uma das atividades marcantes que fizeram com o projeto, confeccionando porta-escovas, para que cada kit de higiene ficasse disponível dentro da sala de aula. “O retorno foi muito positivo, após o recreio, todas as crianças iam espontaneamente pegar suas escovas para higienizar os dentinhos, demonstrando que o aprendizado estava sendo colocado em prática. Essa experiência reforçou em mim a certeza de que a educação em saúde bucal é capaz de transformar realidades, cultivar hábitos saudáveis e gerar impactos duradouros na vida das pessoas”, contou.

Ana Julia Cremoneze, bolsista do projeto, partilhou que, com a atuação no município, descobriu que o verdadeiro aprendizado vai muito além dos livros. “Entre crianças, adolescentes e gestantes, vivi momentos que marcaram minha formação pessoal e profissional. Foi ali, no contato direto, que entendi o poder da escuta, da empatia e da troca de experiências. Saí para ensinar, mas voltei transformada, levando comigo histórias, sorrisos e a certeza de que cuidar é, antes de tudo, se deixar tocar pelo outro”, disse.

Além da atuação presencial no município, o projeto também trabalha com o uso de redes sociais para divulgação de temas relacionados com a promoção, prevenção e tratamentos em saúde bucal. Acompanhe as atividades e publicações do projeto Fortalecimento das Ações de Promoção, Prevenção e Indicação de Tratamento em Saúde Bucal através do Instagram @proj_saudebucal

Botão Voltar ao topo