UENP

O evento reuniu cerca de 100 acadêmicos no Centro de Ciência Sociais Aplicadas (CCSA) e contou com uma palestra ministrada pela juíza Joana Tonetti Biazus.
Da Assessoria
O Colegiado do curso de Direito da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) promoveu, na quarta-feira, 03 de setembro, aula inaugural do segundo semestre de 2025 sobre o tema “As inovações do Direito de Família no novo Projeto de Código Civil em trâmite no Congresso Nacional”. O evento reuniu cerca de 100 acadêmicos no Centro de Ciência Sociais Aplicadas (CCSA) e contou com uma palestra ministrada pela juíza Joana Tonetti Biazus.
Direito Contemporâneo
Segundo o coordenador do CCSA, professor Antônio José Saviani da Silva, o objetivo da aula inaugural é proporcionar um espaço de diálogo sobre temas atuais e relevantes do direito contemporâneo, contando com a presença e a colaboração de renomados profissionais do Poder Judiciário. “O colegiado do curso de Direito promoveu esse evento de acolhimento e reflexão para marcar o início de mais um ciclo de estudos, desafios e conquistas”, enfatizou.
O pró-reitor de Extensão e Cultura da UENP, Rui Gonçalves Marques Elias, que representou o reitor Fábio Antonio Néia Martini na abertura do evento, enalteceu os trabalhos desenvolvidos pelo colegiado de Direito e parabenizou os estudantes envolvidos com a aula inaugural. “Esse é um momento ímpar. É a primeira vez que vejo uma aula inaugural no segundo semestre. Considero uma iniciativa muito importante e motivador para os alunos”, ressaltou.
Joana Tonetti Biazus é juíza de Direito do Juizado Especial Cível, Criminal e da Fazenda Pública da Comarca de Jacarezinho. De acordo com a palestrante convidada, que é egressa da UENP, o Direito de Família evoluí muito rápido e a legislação não consegue acompanhá-lo. “É um direito muito rápido. Então a gente vai para a jurisprudência, que é o que move o direito de família. Direito é convivência, é troca de ideias, é partilhar conhecimento”, destacou. “O direito de família é um direito eminentemente emocional, não é jurídico, ele é emoção, porque na sala de audiência você sente a tensão das partes, o nervosismo e a preocupação delas. A gente mexe com vidas e uma decisão errada vai influenciar aquela família para sempre”, explicou.
Também participaram da aula inaugural o diretor de Extensão da UENP, José Antonio Marcelino, os professores João Ricardo dos Santos, José Mauro Garbosa Junior, Gustavo Henrique Paschoal, e a professora Líege Novaes Marques Nogueira Rossi. “Em nome do colegiado de Direito, agradeço à nossa palestrante, aos membros da mesa diretiva, aos docentes e discentes que nos acompanharam nas demais salas de transmissão e a todos que contribuíram com a realização desse momento. Um excelente semestre letivo a todos”, concluiu Saviani.