CLIMA

Chuva e queda de temperatura nas faixas Oeste e Sudoeste, na sexta (05) nos Campos Gerais e Região Metropolitana de Curitiba (RMC). As temperaturas vão cair até 10°C, principalmente na região Leste. Na região Norte pode chover, mas de forma isolada. A região de Santo Antônio da Platina o clima será bem diferente do cenário da metade sul do Paraná
AEN
Foto: Roberto Dziura Jr/AEN
Uma frente fria que se formou na altura do Rio Grande do Sul começa o deslocamento em direção ao Paraná nesta quinta-feira (04). De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), esse sistema trará chuva entre a tarde e a noite da quinta nas faixas Oeste e Sudoeste, e na sexta (05) nos Campos Gerais e Região Metropolitana de Curitiba (RMC). As temperaturas vão cair até 10°C, principalmente na região Leste.
Na quarta-feira (03) as temperaturas chegaram a 36°C em Capanema e 35,7°C em Loanda. Nesta quinta, no Norte Central, Norte Novo e Norte Pioneiro, principalmente na região de Maringá, de Paranavaí e também Londrina, as temperaturas continuam altas, podendo ultrapassar os 30°C. Já na região Sul do Paraná e na fronteira com países vizinhos, os termômetros não chegarão a 20°C durante a tarde.
“Juntamente com o avanço desta frente fria, a nebulosidade aumenta bastante em todo o Paraná, principalmente a nebulosidade mais alta, mas isso não impede que as temperaturas se elevem nos Campos Gerais e também na RMC ao longo desta quinta. Nessas regiões, o tempo só muda na madrugada de sexta-feira, com queda nas temperaturas e também atuação de instabilidades”, explica o meteorologista do Simepar, Leonardo Furlan.
CHUVAS – Com relação às chuvas, elas terão maior intensidade no Oeste, no Sudoeste e no Centro-Sul do Estado, onde podem acontecer algumas trovoadas localizadas. As instabilidades também atuam ao longo da sexta-feira na faixa central, nos Campos Gerais e na RMC, com chuvas na maior parte das cidades de fraca intensidade.
“Podem ocorrer chuvas de moderada intensidade e até mesmo algumas trovoadas bastante localizadas nestas regiões. Em toda a metade Sul do Estado as chuvas ocorrem de forma um pouco mais abrangente e podem ultrapassar os 50 milímetros de quinta até o sábado”, ressalta Furlan.
FIM DE SEMANA
No sábado as instabilidades se intensificam da faixa central para o Leste do Paraná, com fraca e moderada intensidade, mas de forma persistente. O destaque fica pelas baixas temperaturas e pouca amplitude térmica na metade sul, desde o Oeste até a faixa Leste. As temperaturas mínimas e as máximas sofrem pequena alteração durante o dia.
Foz do Iguaçu, que amanheceu com 20,8°C nesta quinta, deve chegar aos 25°C durante a tarde. Na sexta, as temperaturas na cidade ficarão entre 13°C e 19°C, apenas. Palmas amanheceu nesta quinta com 15,1°C, chega a tarde a 23°C, e no sábado (06) as temperaturas na cidade ficam entre 9°C e 18°C.
Em Curitiba as temperaturas ficaram em 15,5°C no amanhecer desta quinta, chegam a 26°C durante a tarde, e não passam de 9°C a 12°C no sábado. Em Antonina a queda nas temperaturas será ainda mais impactante: a cidade amanheceu com 17°C nesta quinta, chega perto dos 30°C à tarde, e já na sexta-feira fica com os termômetros entre 14°C e 18°C, apenas. No sábado, entre 12°C e 14°C.
Essa diferença nas temperaturas só não vai impactar quem mora na faixa norte do Paraná, região que continuará registrando máximas ao redor dos 30°C de quinta até o sábado. As chuvas também serão mais fracas.
Norte Pioneiro
“No Norte, as chuvas ocorrem de forma muito localizada, ou seja, podendo ocorrer em bairro sim e outro não dentro da mesma cidade. Baixos acumulados, de modo geral, desde o Norte Central até o Norte Pioneiro, englobando as regiões de Londrina, de Maringá, Paranavaí até a região de Santo Antônio da Platina, diferentemente do cenário esperado para a metade sul do Paraná”, detalha Furlan.
SIMEPAR – Com uma estrutura de 120 estações meteorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas atmosféricas, o Simepar é responsável por fornecer dados meteorológicos para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, de modo a facilitar ações de resposta a situações extremas. São monitoradas desde situações causadas por chuvas extremas, como enxurradas, deslizamentos e alagamentos, até situações como incêndios e secas.
Dados mais detalhados da previsão do tempo para os 399 municípios paranaenses estão disponíveis no site www.simepar.br. A previsão tem duas atualizações diárias. Para cada cidade é possível saber o quanto deve chover, temperaturas mínimas e máximas previstas, umidade relativa do ar e vento, com detalhamento por hora para a data e o dia seguinte.