Evento foi realizado pela Secretaria de Assistência Social com apoio do Cense

Assessoria
No dia 29 último, com início às 13h30, aconteceu na Câmara de Vereadores a 1ª Conferência Municipal de Direitos Humanos de Santo Antônio da Platina, que contou com a presença da vice-Prefeita e Secretária Municipal de Assistência Social, Terezinha Reinutt Maiorky e da primeira-Dama Fátima Izak, que representou o Prefeito Gil Martins.
O evento promovido pela Secretaria de Assistência Social do Município com total apoio da Prefeitura – Gestão 2025/2028, teve a participação do intérprete em Língua Brasileira de Sinais – Libras, Everton Bernardes Wenceslau, doutorando em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino, pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp).
A Conferência segundo a organização reafirmou o compromisso com o controle social e a democracia e se baseou em seis importantes eixos temáticos: Enfrentamento das Violações e Retrocessos; Democracia e Participação Popular; Igualdade e Justiça Social; Justiça Climática, Meio Ambiente e Direitos Humanos; e Proteção dos Direitos Humanos no Contexto Internacional; Fortalecimento da Institucionalidade dos Direitos Humanos.
Os objetivos da Conferência são instâncias de participação social, representativas e deliberativas, que reúnem diferentes gestores, trabalhadores de diferentes níveis, representantes de entidades e organizações da sociedade civil. O evento buscou consolidar um pacto nacional que reforce os compromissos do Brasil com a garantia dos direitos fundamentais.
Além da primeira dama e a vice-prefeita, a mesa de trabalho na abertura contou com a presença da representante da sociedade civil em nome da ONG Mães pela Diversidade, Professora do Cense, Míriam Regina Marques de Sá e o vereador Marcelino. Os palestrantes foram Prof. Dr. Maurício Gonçalves Saliba e o Prof. Doutor Mateus Luiz Biancon.
O garoto de 13 anos, Miguel Aparecido Ferreira Batistute, que tem deficiência visual, é estudante do 7º ano B do Colégio Estadual Cívico-Militar Edit Souza Prado, e tocou violão e cantou o Hino Nacional Brasileiro. Amanda Nogueira Rosa, do Cense, fez a leitura do Regimento Interno da Conferência.
Presenças
Compareceram ao evento: Secretária Municipal de Saúde, Adriana de Almeida; representante do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Jacarezinho Prof. Gilmar Amaral; a psicóloga e diretora do Colégio Casucha, Áurea Chagas; Mateus Acosta, Diretor do Centro Socioeducação de Santo Antônio da Platina (Cense); Professora Graça Zurlo, vice-Presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente e Saneamento Básico e Diretora da Faculdade Fanorpi; presidente do partido do PT em Santo Antônio, Edson Cadari; membros do Projeto Bóia Fria, da Promoção Humana, Casa lar; alunos do Curso de Enfermagem da Fanorpi; estudantes do curso de Técnico de Enfermagem de Jacarezinho; diretores da prefeitura, servidores e várias pessoas da sociedade.
Fotos: Sheila Siqueira/FG















