Destaques

1ª Conferência Municipal de Direitos Humanos de Santo Antônio da Platina

Evento foi realizado pela Secretaria de Assistência Social com apoio do Cense

Assessoria

No dia 29 último, com início às 13h30, aconteceu na Câmara de Vereadores a 1ª Conferência Municipal de Direitos Humanos de Santo Antônio da Platina, que contou com a presença da vice-Prefeita e Secretária Municipal de Assistência Social, Terezinha Reinutt Maiorky e da primeira-Dama Fátima Izak, que representou o Prefeito Gil Martins.

O evento promovido pela Secretaria de Assistência Social do Município com total apoio da Prefeitura – Gestão 2025/2028, teve a participação do intérprete em Língua Brasileira de Sinais – Libras, Everton Bernardes Wenceslau, doutorando em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino, pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp).

A Conferência segundo a organização reafirmou o compromisso com o controle social e a democracia e se baseou em seis importantes eixos temáticos: Enfrentamento das Violações e Retrocessos; Democracia e Participação Popular; Igualdade e Justiça Social; Justiça Climática, Meio Ambiente e Direitos Humanos; e Proteção dos Direitos Humanos no Contexto Internacional; Fortalecimento da Institucionalidade dos Direitos Humanos.

Os objetivos da Conferência são instâncias de participação social, representativas e deliberativas, que reúnem diferentes gestores, trabalhadores de diferentes níveis, representantes de entidades e organizações da sociedade civil. O evento buscou consolidar um pacto nacional que reforce os compromissos do Brasil com a garantia dos direitos fundamentais.

Além da primeira dama e a vice-prefeita, a mesa de trabalho na abertura contou com a presença da representante da sociedade civil em nome da ONG Mães pela Diversidade, Professora do Cense, Míriam Regina Marques de Sá e o vereador Marcelino. Os palestrantes foram Prof. Dr. Maurício Gonçalves Saliba e o Prof. Doutor Mateus Luiz Biancon.

O garoto de 13 anos, Miguel Aparecido Ferreira Batistute, que tem deficiência visual, é estudante do 7º ano B do Colégio Estadual Cívico-Militar Edit Souza Prado, e tocou violão e cantou o Hino Nacional Brasileiro. Amanda Nogueira Rosa, do Cense, fez a leitura do Regimento Interno da Conferência.

Presenças

Compareceram ao evento: Secretária Municipal de Saúde, Adriana de Almeida; representante do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Jacarezinho Prof. Gilmar Amaral; a psicóloga e diretora do Colégio Casucha, Áurea Chagas; Mateus Acosta, Diretor do Centro Socioeducação de Santo Antônio da Platina (Cense); Professora Graça Zurlo, vice-Presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente e Saneamento Básico e Diretora da Faculdade Fanorpi; presidente do partido do PT em Santo Antônio, Edson Cadari; membros do Projeto Bóia Fria, da Promoção Humana, Casa lar; alunos do Curso de Enfermagem da Fanorpi; estudantes do curso de Técnico de Enfermagem de Jacarezinho; diretores da prefeitura, servidores e várias pessoas da sociedade.

Fotos: Sheila Siqueira/FG

Botão Voltar ao topo