ALEP

Romanelli convoca Norte Pioneiro para mais duas sessões da Assembleia Itinerante

O deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSD) reforçou nesta segunda-feira, 1º de setembro, o convite aos moradores, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e representantes de entidades e sociedade civil organizada para mais edições da Assembleia Itinerante em Bandeirantes nesta quinta-feira (4) e em Carlópolis na sexta-feira (5). “Vamos participar nas duas sessões especiais que são definição da expressão e participação popular. É o que chamamos de democracia participativa”, disse.

“Estamos nas 28ª e 29ª edições da sessão itinerante, um programa efetivo e de ampla participação que recebe e debate as demandas e as prioridades de cada cidade e região. E os resultados estão sendo entregues como vamos entregar ainda este ano a cobertura do Colégio Estadual Tiradentes em Santo Antônio da Platina”, explica Romanelli.

Feiras
Outro ponto importante, segundo Romanelli, é a finalização das sessões legislativas junto às feiras, exposições e festas populares. Em Bandeirantes, a sessão legislativa será durante a ExpoBan (Exposição Agropecuária e Industrial de Bandeirantes) entre 4 e 7 de setembro. Em Carlópolis, durante a 16ª edição da FrutFest. “

Romanelli reforça a importância dos encontros nas cidades polos e estratégicas para o desenvolvimento regional. “O municipalismo indica as cidades polos como vetores no desenvolvimento de todos os municípios mais próximos. Hoje, Bandeirantes e Carlópolis fazem parte das ações conjuntas na segurança, saúde, meio ambiente, entre outras áreas prioritárias”.

O deputado destacou ainda que as sessões itinerantes ampliaram a participação popular nas decisões de impacto positivo na vida dos paranaenses. “A Assembleia Legislativa ampliou o debate junto com a população sobre as demandas de cada região com as realização das sessões itinerantes”

Participação Popular
Lançado em 2023, o programa Assembleia Itinerante leva os deputados e os serviços do legislativo para diferentes regiões do estado. Com isso, a iniciativa amplia a transparência das atividades legislativas, facilita o acesso dos cidadãos às decisões políticas e contribui para a construção de políticas públicas mais conectadas com as realidades locais.

As sessões especiais já foram realizadas em todas as regiões do Paraná e a Assembleia Itinerante ensejou os debates e a eleição das prioridades através das audiências públicas da Comissão do Orçamento e do Governo do Estado. “Já realizamos audiências, encontros e debates sobre o PPA , LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e LOA (Lei Orçamentária Anual)”.

*ExpoBan
A Exposição de Bandeirantes será entre quinta-feira (4) e domingo (7) espera mais de 20 mil pessoas no antigo espaço Crispy. A entrada é gratuita e a programação reúne grandes atrações musicais nacionais.

A festa também terá apresentações de artistas regionais na Arena dos Herdeiros, parque de diversões, praça de alimentação, estandes e camarotes, rodeio de touros e prova de três tambores.

“A ExpoBan foi retomada e voltou a valorizar o agronegócio, com debates e oficinas, além de preservar a tradição da região, oferecer lazer de qualidade, abrir novos postos de trabalho, movimentar as cidades da região e gerar mais renda”, disse Romanelli.

FrutFest
Considerada a maior feira de fruticultura do Paraná e do sudoeste de São Paulo, a XVI FrutFest também começa na quinta-feira e segue até domingo. Romanelli destaca que a feira é uma vitrine para a produção das frutas da região que já ganharam o mercado nacional e internacional. “A Frutfest vem destacar a produção de frutas de Carlópolis e de toda a região. O município é o maior produtor de goiaba do Paraná, responsável por quase 77% da produção da fruta no Estado, e produz ainda café, carambola, abacate, pitaya, figo-da-índia e lichia”, disse.

O deputado ainda falou sobre a movimentação econômica que o evento representa para o município de Carlópolis em vários setores. “A feira que ganhou expressão, além do Norte Pioneiro, atrai visitantes de cidades paulistas e é uma boa opção de lazer, turismo, movimenta o comércio e gera empregos. Além disso, tem oficinas e painéis que procuram orientar como melhorar a produção de frutas”, completa.

Para o parlamentar, a feira é uma maneira de reproduzir todo o desempenho dos produtores na produção das frutas. “São quase 400 hectares de cultivo que geram uma produção de 23 mil toneladas de fruta por ano. Esse evento mostra toda a força dessa potência que é a produção da fruticultura na cidade. Carlópolis é hoje referência no Brasil e no mundo principalmente no que diz respeito a produção da goiaba”, pontuou.

(foro: Orlando Kissner/Alep)

Botão Voltar ao topo