Destaques

Juiz de Direito faz visita ao Centro de Reabilitação do Autismo

Inauguração oficial acontece nesta quinta-feira, dia 28, 9h

Assessoria

O Juiz de Direito da Vara Criminal, Família e Sucessões, Infância e Juventude da Comarca de Santo Antônio da Platina, Djalma Aparecido Gaspar Júnior esteve recentemente visitando o espaço onde será inaugurada nesta quinta-feira (28), às 9h, o Centro de Reabilitação do Autismo, localizado na Rua Dr. Osvaldo Campos do Amaral, nº 419, no Bairro Rennó Park, prédio da ex-UPA que ficou por oito anos fechado.

Na ocasião ele disse que “estamos conhecendo o espaço onde será o tratamento terapêutico das crianças autistas do nosso Município, aliás, iniciativa da prefeitura para com um serviço que não estava sendo prestado e que vinha originando um grande número de demandas judiciais”.

De acordo com o Juiz a Secretaria do Estado, juntamente com a Secretaria de Saúde Municipal entenderam que era hora de começar a ofertar à população este serviço e, “agora, a convite da Secretaria, juntamente com o Promotor de Justiça, doutor Rodrigo, estamos aqui nas dependências físicas do local verificando, conhecendo a estrutura, assim como alguns profissionais que aqui trabalharão e entendo que vai ser uma grande valia para a sociedade de Santo Antônio da Platina”.

O magistrado entende que há um grande número de famílias que anseiam por atendimento especializado a seus filhos. “Hoje, nós temos um número judicializado, mas ele é bem inferior às crianças que realmente estão esperando na fila para esse tipo de atendimento”.

Ao se referir ao fator judicializado, significa a questão ou conflito que foi transferido de uma esfera política ou social para a competência de um juiz, resultando, portanto, em uma decisão judicial para sua resolução.

Ao participar de uma reunião funcional, percorrer as salas, observar alguns materiais e as pinturas de adereços infantis que deixam o ambiente mais suave, o Juiz Djalma falou que suas expectativas são boas. “Este centro de atendimento vai funcionar a todo o vapor e espero que muitas famílias e crianças sejam beneficiadas. Observamos aqui uma estrutura agradável, que atende os protocolos de dignidade da pessoa humana, os protocolos de atendimento especial que essas crianças necessitam”. E concluiu: “Está tudo novinho, pintado, acredito que esse é um grande passo que é dado pela Prefeitura, pela Secretaria de Saúde do Município e que terá grande êxito”.

A Secretária Municipal de Saúde do Município, Adriana Cristina Mendes de Almeida acompanhou esta visita das autoridades do Judiciário à Casa do Autista que será inaugurada nesta quinta-feira (28) e enfatizou que “tudo isso está sendo possível, graças à iniciativa e comprometimento do prefeito Gil Martins, que não mediu esforços para que este espaço finalmente seja uma realidade em Santo Antônio da Platina”.

Botão Voltar ao topo