ESPORTE

Olimpíada das Apaes reúne mais de 1.200 atletas em Foz

ESPORTES

O Governo do Estado destinou R$ 21,47 milhões para custear estadias, alimentação, kits esportivos, premiações e arbitragem

Alerta Paraná

Até sexta-feira (29), Foz do Iguaçu será palco da 23ª Olimpíada Especial das Apaes do Paraná, que reúne 1,2 mil atletas com deficiência intelectual e múltipla de 30 delegações, com uma programação que celebra esporte, superação e integração social. O Governo do Estado destinou R$ 21,47 milhões para custear estadias, alimentação, kits esportivos, premiações e arbitragem.

A abertura oficial aconteceu na noite desta segunda-feira (25) no Ginásio de Esportes Costa Cavalcanti, com um público de cerca de 1,5 mil pessoas. A partir desta terça-feira (26), os atletas entram em campo para as disputas de 13 diferentes modalidades: atletismo, basquete, badminton, capoeira, futebol 7, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, golf 7, handebol, natação, tênis de mesa e xadrez.

O secretário estadual do Esporte, Hélio Wirbiski, afirma que mais do que jogos esportivos, o evento cumpre o papel de promover os direitos, educação e cidadania das pessoas com deficiência, dando protagonismo a elas com oportunidades reais de desenvolvimento e superação. “Essa competição é o auge da política paradesportiva paranaense, que hoje tem mais de 3 mil atletas atendidos pelo Estado e se tornou uma referência para o Brasil. As olimpíadas são exemplo de resiliência, perseverança e força de vontade”, enfatiza. (Foto: Divulgação)

Botão Voltar ao topo