ALEP

Romanelli espera para 2025 a autorização do curso de medicina na Uenp de Cornélio Procópio

O deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSD) afirmou nesta sexta-feira (22) que o governador Ratinho Júnior (PSD) determinou a retomada da implantação do curso de medicina no campus da Uenp (Universidade Estadual do Norte do Paraná) em Cornélio Procópio. “É uma notícia aguardada por todos nós há mais de sete anos e espero que num curto prazo para a autorização e no ano que vem, a Uenp possa fazer o vestibular da primeira turma de medicina”, disse Romanelli ao jornalista Marco Brito da Rádio Graúna de Cornélio Procópio.

Ao jornalista, Romanelli deu detalhes das novas tratativas junto ao Governo do Estado para a criação do curso na universidade do Norte Pioneiro. “Na semana passada, o governador Ratinho Júnior determinou que fosse feita uma revisita no projeto pela Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior, inclusive o campus da Uenp de Bandeirantes recebeu a incumbência de fazer essa atualização técnica”, explicou o deputado.

“Eles estão trabalhando e eu espero que nós também possamos, num prazo relativamente curto – eu gostaria muito que a gente pudesse anunciar esse ano (a autorização) ainda para funcionar o curso de medicina da Uenp já a partir de 2026”, completou. O vestibular da primeira turma deve abrir 40 vagas.

A criação do curso, segundo Romanelli, vai descentralizar a formação de médicos, além de oferecer atendimento de alta complexidade na saúde, desafogando grandes centros como Londrina e Curitiba. “A direção da Uenp tem tido um papel vital neste processo. Sabemos o trabalho feito e o empenho da universidade para que possamos transformar em realidade a implantação do curso de medicina no menor prazo possível”, afirmou.

Multicampi
De acordo com a Uenp, a estrutura hospitalar no norte pioneiro será utilizada nas aulas práticas. Além de Cornélio Procópio, a proposta inicial apontava pela presença dos estudantes nas cidades de Bandeirantes, Jacarezinho, Santo Antônio da Platina e São Jerônimo da Serra.

Romanelli afirma que a implantação do curso de medicina vai contribuir para modernização dos serviços de saúde em toda a região. “Este curso vai atender as 43 cidades da mesorregião do Norte Pioneiro”.

O projeto pretende ainda aproveitar as estruturas da Uenp em Cornélio Procópio, Bandeirantes e Jacarezinho. “O conceito já é aplicado nos três campis da Uenp. são anos de resultados muito bons e vamos trabalhar na perspectiva de que podemos avançar ainda mais”, afirmou o deputado.

Botão Voltar ao topo