
O deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSD) adiantou nesta sexta-feira, 22, que nos próximos dias o governador Ratinho Júnior (PSD) vai anunciar a construção da nova sede do 18º Batalhão da Polícia Militar de Cornélio Procópio. “Apresentei o projeto ao governador Ratinho Júnior logo que assumiu em 2019. E desde 2023, estamos trabalhando com mais força pelo novo batalhão e o governador já decidiu pela construção, o que será anunciado nos próximos 30 ou 60 dias”, disse Romanelli ao jornalista Marco Brito da Rádio Graúna FM.
A construção do novo batalhão será em área doada pelo governo do prefeito Amin Hannouche (PSD) na BR-369. “Uma nova sede do 18º BPM é uma demanda antiga porque a atual é precária. Fizemos uma adequação ao projeto para reduzir o custo inicial da obra que estava muito muito elevado e agora tenho certeza que vamos lançar o edital de licitação para construção”, explicou Romanelli.
O projeto do novo batalhão custou R$ 1 milhão e, segundo Romanelli, vai modernizar a infraestrutura de segurança na cidade e região, inclusive para o esperado aumento do efetivo da Polícia Militar. “O batalhão vai receber mais 30 policiais e estamos trabalhando para ampliar o efetivo em mais 40 policiais militares”, afirmou.
“Este novo batalhão vai melhorar a estrutura e as condições de trabalho dos policiais militares. Será um grande equipamento de segurança que vai ser construído na BR-369 em uma área muito bem destinada pelo o ex-prefeito Amin Hannouche”, completou o deputado.
Posto avançado
Romanelli adiantou ainda que a Secretaria Estadual de Segurança vai construir uma unidade da polícia científica em Cornélio Procópio, o que inclui uma unidade do IML (Instituto Médico Legal). “A Secretaria de Segurança já finalizou o projeto e a licitação é esperada ainda neste semestre. Esta é uma reivindicação que levamos junto com o ex-prefeito Amin Hannouche e o secretário coronel Hudson Teixeira (Segurança Pública), a qual a tornou como prioridade da pasta”, pontuou.
“Essa é uma demanda antiga, já solicitada pelo deputado Romanelli. Tivemos algumas reuniões na região e no município, e agora estamos avançando com este projeto”, afirmou o Coronel Hudson.
A nova unidade funcionará como um posto avançado da Polícia Científica. “Além do recolhimento de cadáveres, também vamos realizar algumas perícias agendadas, conforme a contratação de pessoal. Estamos buscando o melhor terreno para a instalação deste posto avançado em Cornélio Procópio, uma região estratégica”, destacou o perito criminal Luciano Souza Pereira.
