ALEP

Vida é construída com trabalho de gente destemida, diz Romanelli para lideranças em Santo Antônio da Platina

O deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSD) homenageou nesta quinta-feira, 21, seis lideranças de lideranças da região de Santo Antônio da Platina na 27ª edição da Assembleia Itinerante e a sessão especial realizada na Efapi no Parque de Exposições Alício Dias dos Reis. “As sessões itinerantes são feitas para a interação mais próxima com a população, para receber as demandas e reivindicações regionais, para fazer a prestação de contas da atuação parlamentar e das conquistas alcançadas. É também para celebrar, reconhecer e homenagear as pessoas que, com sua vida, se tornaram referência na construção de uma sociedade mais justa, cidadã e participativa”, disse.

Nesta edição da Assembleia Itinerante, Romanelli homenageou Abelardo Luiz Lupion Mello (ex-deputado federal), Ana Maria da Veiga Freitas (professora), Anderson Vieira dos Santos (médico), Edina Bordignon de Oliveira (empresária), José da Silva Coelho Neto (ex-prefeito de Santo Antônio da Platina) e Kele Cristiani Diogo Bahena (promotora de Justiça).

“Eu sempre falo que a política só tem sentido se for para melhorar a vida das pessoas e no caso dos nossos homenageados eu acrescento que a vida é construída e referendada pelo trabalho de gente destemida como o Abelardo Lupion, a Ana Maria, o Anderson Vieira, a Edina Bordignon, do Professor Zezão e da Kele Cristiani. É neste momento que levantamos a cabeça na certeza que a vida é uma luta e que esta luta vale a pena ser vivida”, completou Romanelli.

Feiras
Romanelli destacou ainda o sucesso da 53ª edição da Efapi e defendeu a inclusão das cidades do Norte Pioneiro no roteiro das grandes feiras e exposições do Paraná. “O Norte Pioneiro é hoje uma região diferenciada que alia o agronegócio, a agricultura familiar, a indústria e os serviços ao desenvolvimento sustentável, o que significa, como todos sabem, mais empregos e mais renda, e também cidades mais solidárias que oferecem serviços públicos de ponta aos seus moradores”, avaliou.

“Neste sentido, as feiras, exposições e as festas populares são mostras do que está dando certo na região. Nesta semana, eu fui à feira de cafés especiais em São Jerônimo da Serra e amanhã, vou na festa do porco maturado de Sertanópolis. Mas eu posso citar a FeTexas de Jacarezinho, a Fescafé de Ribeirão Claro, a ExpoBan de Bandeirantes e a FrutFest de Carlópolis. Todas as cidades, de pequeno, médio e grande porte, têm feiras, exposições e festas populares”, afirmou.

“Sediar uma feira do porte da Efapi é a principal condição para a instalação da Assembleia Itinerante e da sessão especial, o que será feito em Bandeirantes na Expoban (4 de setembro) e em Carlópolis na FrutFest (5 de setembro)”, destacou sobre o deputado sobre a importância dos grandes eventos no Norte Pioneiro. “A Assembleia Itinerante amplia o debate sobre as questões regionais e a interação direta com a população”, completou.

*Veja a seguir, o perfil dos homenageados por Romanelli.

Abelardo Lupion Lupion Mello
Paranaense de Curitiba, nasceu em 25 de agosto de 1952. Empresário dos ramos agropecuário e imobiliário, foi deputado federal por seis mandatos, ex-presidente da Cohapar e secretário estadual de Infraestrutura e Logística do Paraná. Casado com Denise Maria Franco Deboni Lupion Mello, é pai de Patrícia e do deputado federal Pedro Lupion, e avô de cinco netos.

José da Silva Coelho Neto
Professor Zezão, natural de Santo Antônio da Platina, é filho de Joel Carlos da Silva Coelho e Sônia Maria Chagas Coelho. Casado com Mônica Arrivabene Coelho, é pai de duas filhas e avô de dois netos. Formado em Educação Física e Fisioterapia, dedicou-se por 20 anos à rede pública de ensino do Paraná. Na vida pública, foi vereador por dois mandatos, presidiu a Câmara Municipal e foi prefeito de Santo Antônio da Platina por dois governos.

Kele Cristiani Diogo Bahena
Natural de Ibaiti, promotora de Justiça desde 1996, atualmente à frente do Gepatria, da 3ª Promotoria de Justiça de Santo Antônio da Platina e do Gaema. Mestre em Direito pela Uenp, autora de obra jurídica e com especialização internacional em Roma, atuou como professora e coordenadora de cursos de Direito, além de representar o Ministério Público do Paraná na ENCCA, em Brasília.

Ana Maria da Veiga Freitas
Nascida em Jacarezinho, dedicou toda a sua vida à educação. Iniciou como professora ainda aos 14 anos, enfrentando desafios para ensinar em escolas rurais e multisseriadas. Em Santo Antônio da Platina, ao lado de seu esposo, o saudoso Antônio Gomes de Freitas, construiu sua família. Mãe de três filhos, avó de sete netos e bisavó de doze bisnetos, deixou como maior legado o Colégio Tia Ana Maria, fundado em 1976, que carrega até hoje seu lema inspirador: “Educar com amor”. Mais do que professora, Tia Ana Maria é referência de humanidade, firmeza e empatia, formando não apenas alunos, mas cidadãos.

Edina Bordignon de Oliveira
Natural de Santo Antônio da Platina e criada em Quatiguá, é diretora da Construcasa Bordignon, empresa fundada por seu pai e hoje referência com 8 lojas e 270 colaboradores. Formada em Administração e Ciências Contábeis, com MBA pela FGV, é casada com Marcos Chiste de Oliveira e mãe de Isabela e Luís Antônio. Fundadora da Escola Profissionalizante Antônio Bordignon e voluntária na diretoria do Hospital Nossa Senhora da Saúde.

Botão Voltar ao topo