ALEP

Romanelli defende volta da ExpoCop no circuito das grandes feiras do Norte Pioneiro

O deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSD) defendeu nesta sexta-feira, 22, a importância da volta da ExpoCop (Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Cornélio Procópio) no circuito das feiras do Norte Pioneiro. “As pequenas, médias e grandes cidades da região retornaram, após a pandemia, com as festas e as feiras populares. É muito importante para a região e estou à disposição da prefeitura e da Sociedade Rural para que Cornélio Procópio venha realizar novamente a ExpoCop”, disse Romanelli na entrevista ao jornalista José Leite Cordeiro da Rádio Graúna.

Romanelli citou como exemplo a 53ª Efapi, em Santo Antônio da Platina, que sediou a 27ª sessão especial da Assembleia Itinerante, na qual os deputados estaduais prestam contas da atuação parlamentar e levantam as demandas apresentadas pelas lideranças e sociedade civil organizada. “Na sessão desta quinta-feira (21), por exemplo, os deputados se inteiraram dos detalhes de uma situação grave na Santa Casa de Jacarezinho”.

“Sediar uma feira do porte da Efapi é a principal condição para a instalação da Assembleia Itinerante e da sessão especial, o que será feito em Bandeirantes na ExpoBan (4 de setembro) e em Carlópolis na FrutFest (5 de setembro)”, observou o deputado sobre os grandes eventos no Norte Pioneiro. “A Assembleia Itinerante amplia o debate sobre as questões regionais e faz a interação direta com a população”, contextualizou.

Cidades
O deputado reiterou a disposição e apoio para viabilizar a exposição de Cornélio Procópio e disse que a cidade não pode mais ficar sem o evento. “É claro que Cornélio Procópio faz um belíssimo carnaval e tem tantas outras atividades, mas a ExpoCop é uma feira agropecuária e industrial e além de todas as palestras técnicas, do debate e discussão sobre a questão do agro e de investimentos na região, tem também as atrações, os shows artísticos”, apontou.

Além de Santo Antônio da Platina, Bandeirantes e Carlópolis, o deputado citou as feiras realizadas em Jacarezinho (FeTexas) e Ribeirão Claro (FesCafé). “Leópolis, Sertaneja, Santo Antônio do Paraíso, Nova América da Colina, hoje a maioria das cidades do Norte Pioneiro tem festas, feiras e exposições e Cornélio Procópio não pode ficar fora deste circuito, roteiro de feiras”.

“A ExpoCop sempre foi um grande evento regional e agora temos que reunir todas as forças políticas e do setor produtivo de Cornélio Procópio para retomá-la porque sempre foi motivo de orgulho para todos, trouxe grandes shows e reunia milhares de pessoas”, completou Romanelli.

Integração Regional
A última ExpoCop foi realizada em 2017, antes da pandemia da covid, e desde então Cornélio Procópio e região ficou seu principal evento. A feira, organizada pela Sociedade Rural, sempre buscou integrar os setores agrícola, industrial e comercial, além de oferecer entretenimento para a comunidade.

Além de promover o desenvolvimento econômico e social da região, a feira destacava a produção local e atraia milhares de visitantes de diferentes localidades. O evento contava ainda com atividades diversificadas, como exposições de animais, máquinas agrícolas, produtos industriais e artesanato, além de shows, leilões e concursos.

(fotos: Ascom Deputado Romanelli)

Botão Voltar ao topo