Trata-se de um reconhecimento de inspeção municipal que amplia território de comercialização

Assessoria
No feriado de 20 de agosto – aniversário de 111 anos de Santo Antônio da Platina – a programação de palestras técnicas promovidas pelo Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR-PR) durante a 53ª Efapi, tratou sobre o Encontro de Produtores de Lei, com início às 9h.
O tema abordado foi “Pecuária de Leite e Sustentabilidade no Paraná”, ministrado pelo Diretor-Presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Otamir Cesar Martins, que há 52 anos está como servidor público e destacou: “a gente sai da terra e a terra não sai da gente”.
Em seguida aconteceu a exposição dos resultados e evolução da Estratégia Regional para o Desenvolvimento da Pecuária, enaltecendo o assunto os engenheiros agrônomos Sidney Barros Monteiro e Wagner Mattos Cardoso; e os médicos veterinários: Eduardo Silva e Pedro Mielli Bonacim.
O médico veterinário de Santo Antônio da Platina, Dr. Marcelo Silva, disse que “a produção de leite da nossa região não perde para ninguém. O leite não é sofrimento, mas, sim, uma ação diária nobre e, tudo o que é nobre, tem que ter qualidade”.
Na oportunidade fizeram uso da palavra Fábio do Sicredi, Daio da Casa Civil, Edgar de Medeiros pela Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado do Paraná (Fetaep) e Junior Gaudêncio, presidente da Sociedade Rural do Norte Pioneiro; além da Secretária Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente Cínthia Regina da Silva e a primeira-dama platinense, Fátima Izak.
Concurso
Por volta das 10h40 teve início à premiação do 2º Concurso “Propriedade Leiteira Sustentável Familiar” e o Lançamento da 3ª edição 2025/2027.
O município de Santo Antônio da Platina conquistou o Certificado do Sistema Unificado de Sanidade Agroindustrial Familiar (Susaf-PR), sendo o 193º integrante do Sistema.
Com o Susaf-PR os produtores platinenses poderão vender seus produtos em todo o território paranaense. Emitido pela Adapar, o Susaf atesta que Santo Antônio da Platina atende aos padrões sanitários exigidos pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM), abrindo as portas para a comercialização além do município.
Amanda, fez o cerimonial do evento de quarta-feira (20) quando foi entregue o certificado durante o Encontro de Produtores de Lei.













