MANIFESTAÇÃO
Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais reforça que o fim das escolas especiais pode comprometer direitos de pessoas com deficiência.

Portal Curiúva
Rodrigo Félix/Portal
Na manhã desta quinta-feira (21), alunos da Apae de Curiúva, do Colégio Estadual Gabriel Rosa, do Colégio José de Alencar e da Uninter, além de professores, autoridades locais e a fanfarra do município de Ortigueira, participaram de um desfile em defesa da continuidade do financiamento das escolas de educação especial.
Manifestação
O ato foi uma manifestação contrária à Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7796, que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF). A medida questiona leis estaduais que garantem repasses de recursos para instituições especializadas, como as Apaes, e pode inviabilizar o funcionamento de diversas unidades no país.
A concentração teve início às 9h, em frente à loja Posto Larini. Em seguida, os participantes caminharam pela Avenida Antônio Cunha, encerrando o percurso na Praça da Igreja Matriz Constante Borges, no centro da cidade.
Importância
Com cartazes, faixas e palavras de ordem, os manifestantes destacaram a importância das Apaes e demais instituições de ensino especializadas para a inclusão e o atendimento educacional adequado de milhares de pessoas com deficiência.
Autoridades locais também marcaram presença, reforçando apoio à causa. A mobilização em Curiúva se soma a outras realizadas em diferentes cidades do Paraná e do Brasil, em defesa da manutenção dos direitos e da estrutura das Apaes.