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Romanelli cobra reforço na sinalização da PR-090 entre Sapopema e São Jerônimo da Serra

A Assembleia Legislativa aprovou nesta segunda-feira (10, requerimentos dos deputados Luiz Cláudio Romanelli (PSD), Tercílio Turini (MDB) e Gilson de Souza (PL) ao secretário Sandro Alex (Infraestrutura e Logística) e ao diretor do DER-PR, Fernando Furiatti, solicitando reforço na sinalização no trecho da PR-090 (Estrada do Cerne), entre Sapopema e São Jerônimo da Serra, conhecido como Serra Fria, especialmente na altura do Km 275.

Os três deputados cobram a imediata instalação de redutores de velocidade, sinalização horizontal e vertical, pinturas de avisos e faixas de pista e a colocação de placas de orientação sobre subidas, descidas e curvas. “Em menos de 24 horas, dois graves acidentes tiraram vidas e deixaram feridos na Serra Fria. A comunidade chama o trecho mais perigoso de “Curva do Caixão” – um verdadeiro grito de socorro que não pode continuar sendo ignorado. É preciso garantir maior segurança e prevenir novos acidentes na região”, disse Romanelli,

“Não podemos mais aceitar que a PR-090 seja palco de tragédias e sofrimento. Já passou da hora de garantir segurança para quem precisa usar essa estrada. Nossa prioridade é preservar vidas”, completou..

A população do Norte Pioneiro mais uma vez acompanha com tristeza e indignação,afirmam os deputados, os acidentes no trecho de oito quilômetros da Serra Fria. “São tragédias anunciadas que tiram vidas, provocam muitas sequelas e destroem famílias”.

Intervenções
“Moradores das cidades atendidas pela estrada, no Norte Pioneiro, já tratam a PR 090 como Rodovia da Morte. Com grande
preocupação e até revolta. Não podemos mais aceitar que a PR 090 continue como local de trágicos acontecimentos, mortes e
sofrimento. Já passou da hora dessa rodovia estadual receber intervenções para melhorar as condições de segurança e de trafegabilidade”, reiteram os três deputados.

Romanelli, Turini e Gilson de Souza ainda destacam que a PR-090, a Estrada do Cerne, é uma rodovia de 406,2 quilômetros bastante utilizada pela população das cidades do Norte Pioneiro, Norte e Noroeste do Paraná, além do interior de São Paulo, para deslocamento a Curitiba e ao Porto de Paranaguá.

“Mais uma vez, atendendo solicitação de lideranças e famílias, solicitamos ação urgente. A topografia com muitas subidas e descidas e o traçado cheio de curvas dificultam bastante a visibilidade. Os pontos de descida também facilitam o excesso de velocidade. No caso de caminhões, a situação fica ainda mais perigosa pela dificuldade de segurar o veículo. Acrescente-se a tudo isso a falta de sinalização para alertar sobre os riscos do trajeto”, afirmam os deputados.

(foto: Orlando Kissner/Alep)_

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