UENP
O evento aconteceu no auditório do Centro de Desenvolvimento, Tecnologia e Inovação (CDTI), em Santo Antônio da Platina, onde o curso desenvolverá suas atividades teóricas ao longo dos próximos três anos

Da Assessoria
O curso de Tecnologia em Fruticultura da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) realizou, na terça-feira, 4 de agosto, a aula inaugural da segunda turma de graduandos. O evento aconteceu no auditório do Centro de Desenvolvimento, Tecnologia e Inovação (CDTI), em Santo Antônio da Platina, onde o curso desenvolverá suas atividades teóricas ao longo dos próximos três anos.
Palestra
A abertura do primeiro curso superior tecnólogo da UENP contou com a palestra “Cenário e Potencialidades da Fruticultura do Norte Pioneiro”, ministrada pela engenheira agrônoma extensionista do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR), Edilene Preti Ferrari. O evento também incluiu uma confraternização entre professores, autoridades e alunos.
Na ocasião, o diretor do Campus Luiz Meneghel, de Bandeirantes, Ricardo Castanho Moreira, enalteceu o corpo docente e ressaltou a importância do curso, que foi bem acolhido pelos professores de Agronomia da UENP. “Que alegria ver esta sala cheia. Estive aqui na aula inaugural da primeira turma, acompanhei alguns ao longo dessa jornada e tive a oportunidade de conhecê-los no campus. Quero parabenizar e dar boas-vindas aos alunos da segunda turma. Esse é um esforço de toda a região para trazer um curso fora dos muros da universidade. Foi graças ao empenho da equipe da prefeitura de Santo Antônio da Platina, do IDR, de instituições ligadas à fruticultura e da população, que demonstrou a demanda pelo curso, que nós abraçamos essa causa”.
O vice-diretor do CLM, Ademir Zacarias, destacou que o objetivo do curso é formar profissionais de nível superior para contribuir com o aumento da produtividade e rentabilidade das principais frutíferas da região do Norte Pioneiro do Paraná. “O município de Santo Antônio da Platina foi escolhido para sediar o curso por estar estrategicamente localizado na maior região produtora de frutas da mesorregião norte do Estado, destacando-se na produção e comercialização de frutas.”
Sonho
A coordenadora do curso, professora Aline Vanessa Sauer Zawadzki, celebrou a chegada da nova turma. “Hoje realizamos um sonho que começou pequenininho, com uma turma de apenas dez alunos, e agora vemos esse número crescer. Agradeço especialmente aos alunos da primeira turma, que nos ajudaram muito na divulgação. Em breve, veremos vocês formados e prontos para o mercado de trabalho”.
“Sejam bem-vindos à UENP. Talvez este seja um mundo diferente do que estão acostumados, mas eu e todos os professores estamos à disposição para atendê-los da melhor forma possível. Vocês já são tecnólogos em fruticultura — só falta aprender e conquistar o diploma. O primeiro passo já foi dado.”
O diretor do Centro de Ciências Agrárias da UENP, professor Petrônio Pinheiro Porto, também celebrou o avanço do curso. “É muito gratificante ver o curso ganhando consistência, principalmente pelo trabalho dos professores, pelas tratativas com a professora Laila, pelas visitas a Bandeirantes e por todas as ações envolvidas. Parabenizo o colegiado do curso de Fruticultura, a direção do campus e, principalmente, vocês, alunos”.
Participações
Participaram do evento o diretor do CDTI, Walter Francisco Lemos; o coordenador do curso de Agronomia da UENP, Valdir Lopes; e os professores Diego Contiero da Silva, Silvio Douglas Ferreira, Laila Herta Mihsfeldt, Márcio Szepack e Mauro Januário.
Primeiro curso superior tecnólogo da UENP
Implantado em 16 de maio de 2024, o curso de Tecnologia em Fruticultura está vinculado ao Centro de Ciências Agrárias do Campus Luiz Meneghel, de Bandeirantes. É o único curso da UENP voltado à habilitação de profissionais tecnólogos fora dos três campi da universidade. Ofertado na modalidade presencial, tem duração de três anos.