Fernanda Toigo

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta de perigo para o Paraná, prevendo uma tempestade forte que pode causar transtornos na região. O aviso começou às 9h36 de segunda-feira (4) e segue até as 10h de hoje.
IMMET
Segundo o INMET, o fenômeno traz riscos como chuvas intensas, ventos fortes, queda de granizo, além de possíveis cortes de energia elétrica, alagamentos, queda de árvores e estragos em plantações. A previsão é de chuvas entre 30 e 60 mm por hora ou até 100 mm ao longo do dia, com ventos que podem atingir de 60 a 100 km/h.
Para garantir a sua segurança, o órgão recomenda algumas ações importantes: evite se abrigar debaixo de árvores durante as rajadas de vento, pois há risco de queda e descargas elétricas. Também é aconselhável não estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda. Se possível, desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia para evitar problemas em caso de queda de energia.
Peça ajuda
Para mais informações ou ajuda, entre em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.
PREVISÃO PARA O SUL
Para a Região Sul, são previstos acumulados de chuva superiores a 40 mm , especialmente no norte do Rio Grande do Sul, leste de Santa Catarina e centro-oeste do Paraná. Nessas áreas, também há possibilidade de ventos intensos e ocorrência de granizo em pontos isolados. Além disso, a formação de um ciclone extratropical sobre o oceano no dia 08 de agosto poderá provocar chuvas e ventos no centro-norte do Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina, com volumes superiores a 30 mm.
Mínimas e máximas
Entre os dias 05 e 07 de agosto, as mínimas ainda ficarão abaixo de 8°C em áreas do sul do Rio Grande do Sul e regiões serranas deste estado e de Santa Catarina. Podem ocorrer geadas fracas em áreas pontuais. A partir do dia 09 de agosto, a atuação de uma nova massa de ar frio, deve provocar temperaturas abaixo de 10 °C em toda a Região Sul, além do sul do Mato Grosso do Sul e São Paulo.