NORTE PIONEIRO

Região segue com bom desempenho na geração de postos de trabalho formal
Redação Tribuna do Vale
Dados atualizados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) mostram que 72% dos 25municípios que integram a Amunorpi (Associação dos Municípios do Norte Pioneiro) tiveram manutenção ougeração de postos de emprego com carteira assinada durante o mês de junho.
Divulgados nesta semana pelo Ministério do Trabalho e Emprego, os números mostram que, no saldo entre contratações e desligamentos, 16 municípios obtiveram resultados positivos durante o mês em questão, enquanto outros dois mantiveram a mesma quantidade de trabalhadores com carteira assinada. Já outros sete municípios registraram mais demissões do que admissões no período, perdendo, portanto, vagas de trabalho.
Variaram positivamente na questão de geração de empregos os municípios de Andirá, Barra do Jacaré, Cambará, Figueira, Guapirama, Ibaiti, Jacarezinho, Japira, Joaquim Távora, Jundiaí do Sul, Ribeirão Claro, Ribeirão do Pinhal, Salto do Itararé, Santana do Itararé, São José da Boa Vista e Siqueira Campos.
Em Abatiá, Carlópolis, Conselheiro Marinck, Quatiguá, Santo Antonio da Platina, Tomazina e Wenceslau Brazhouve mais trabalhadores desligados do que contratados. Já o saldo zero, com mesma quantidade de admissões e demissões foi registrado em Jaboti e Pinhalão.
DESTAQUE
O município que melhor pontuou no índice do Caged foi Ibaiti, dono de um saldo de 104 novas vagas de trabalho com carteira assinada – resultado de 357 admissões contra 253 desligamentos durante o mês de junho.
O segmento da economia que mais gerou empregos em Ibaiti no período foi o setor de serviços, com 45 novas vagas. Agropecuária (27), indústria (20) e construção (14) também tiveram aumento do número de trabalhadores, enquanto o comércio perdeu vagas (-02).
GERAL
Em todo o Brasil foram 166,6 mil novas vagas de trabalho com carteira assinada. O Paraná foi responsável por 9,3 mil desse total.
Confira o desempenho de cada município no mês de junho:
MUNICÍPIO | SALDO |
Abatiá | -09 |
Andirá | 21 |
Barra do Jacaré | 02 |
Cambará | 15 |
Carlópolis | -05 |
Conselheiro Mairinck | -06 |
Figueira | 09 |
Guapirama | 13 |
Ibaiti | 104 |
Jaboti | 00 |
Jacarezinho | 40 |
Japira | 05 |
Joaquim Távora | 55 |
Jundiaí do Sul | 23 |
Pinhalão | 00 |
Quatiguá | -03 |
Ribeirão Claro | 14 |
Ribeirão do Pinhal | 28 |
Salto do Itararé | 12 |
Santana do Itararé | 06 |
Santo Antônio da Platina | -16 |
São José da Boa Vista | 13 |
Siqueira Campos | 47 |
Tomazina | -04 |
Wenceslau Braz | -24 |