Destaques

Operação da PC desvenda organização criminosa voltada ao tráfico de drogas em Jacarezinho

Leão de Nemeia

Ação mobilizou efetivo de 80 policiais civis, helicóptero e 30 viaturas.

InformePolicial Fonte: 12 SDP-PCPR

A Polícia Civil do Paraná, por meio da 12ª Subdivisão Policial de Jacarezinho, deflagrou entre os dias 9 e 10 de julho a Operação Leão de Nemeia, destinada ao desmantelamento de um núcleo estruturado de organização criminosa atuante na região. A ofensiva contou com o cumprimento de dezenas de mandados judiciais, incluindo prisões preventivas e buscas domiciliares, mobilizando um efetivo de 80 policiais civis e 30 viaturas.

A operação teve ainda apoio aéreo do helicóptero da Polícia Civil, garantindo cobertura tática e vigilância das zonas de risco. A ação contou com o engajamento de equipes das delegacias de Cornélio Procópio, Londrina, inclusive o NOC (Núcleo de Operações com Cães), dos municípios da área da 12ª Subdivisão Policial e do GDE (Grupo de Diligências Especiais de Jacarezinho) evidenciando a integração regional das forças de segurança pública. Como resultado direto da operação, foram efetuadas 12 prisões, representando significativo golpe na articulação local da facção investigada.

As investigações foram impulsionadas a partir da apreensão de um aparelho celular pertencente a uma mulher presa em flagrante por tráfico de drogas, cuja análise técnico-investigativa revelou elementos contundentes que indicam a existência de um esquema criminoso hierarquizado, com funções definidas e ligação direta com uma facção criminosa de abrangência nacional. O conteúdo do aparelho desvendou não apenas conversas e áudios sobre o comércio de drogas, mas também registros de movimentações financeiras, articulações entre membros e imposições de ordem disciplinar, incluindo menções ao temido “Tribunal do Crime”.

Nemeia – Mitologia grega

O nome da operação remete à mitologia grega: inspirado no primeiro trabalho de Hércules, que derrotou o Leão de Nemeia utilizando a própria pele do animal como armadura. De forma análoga, nesta investigação, o próprio instrumento do crime — o celular — foi decisivo para romper a couraça de silêncio, medo e hierarquia que sustentava a organização criminosa.

Uso de Adolescentes

A apuração demonstrou que o grupo possuía distribuição de funções como liderança regional (inclusive com comando de dentro da prisão), disciplina, contabilidade, sentinelas e operadores de ponto de venda. As diligências comprovaram ainda o uso de adolescentes para o tráfico, a manipulação de usuários para revenda e a movimentação financeira via Pix entre os membros, configurando uma engrenagem delituosa ativa e ramificada. Durante os cumprimentos de mandados, foram apreendidos celulares, drogas, dinheiro e demais elementos probatórios, reforçando a materialidade dos delitos investigados.

Com esta operação, a Polícia Civil do Paraná reafirma seu compromisso com o enfrentamento à criminalidade organizada, protegendo os cidadãos e promovendo segurança pública com inteligência, técnica e rigor investigativo.

Delegados  

O Delegado Tristão Antonio Borborema de Carvalho, que presidiu as investigações acentuou que: “A Operação Leão de Nemeia representa um divisor de águas no combate ao crime organizado em Jacarezinho, pois rompeu com a estrutura de uma facção que agia de forma silenciosa, disciplinada e com ramificações perigosas inclusive dentro do sistema prisional.”

Já o Delegado-chefe da 12ª Subdivisão Policial de Jacarezinho, Amir Roberto Salmen destacou:    

“A ação integrada da Polícia Civil impacta diretamente na desarticulação de uma rede criminosa que atuava com ousadia e violência na cidade e região, e reafirma o papel da instituição como guardiã da ordem e da segurança da sociedade paranaense.”

A população é convidada a colaborar com informações, por meio de denúncias anônimas pelos canais 181, 197 ou pelo telefone da 12ª Subdivisão de Jacarezinho: (43) 3511-0600. O sigilo da identidade do denunciante é absolutamente preservado.

Botão Voltar ao topo