Capa

Unidade Sentinela passa a atender agora casos de Influenza (gripe)

Está disponível para a população de segunda a sexta das 7h às 19h

Assessoria

A Diretora do Departamento Municipal de Vigilância em Saúde, Tânia Canto Bardal, atenta às alternâncias dos problemas da saúde pública, informa aos platinenses que a até então Unidade Sentinela de Combate à Dengue, passa a ser denominada de Unidade Sentinela da Síndrome Respiratória Aguda Grave.

O motivo da migração “se deu porque a de combate à Dengue cumpriu com o seu propósito, o de diagnosticar e tratar precocemente os pacientes. Diagnóstico feito, o paciente era acompanhado na sua fase mais crítica. Não perdemos ninguém por dengue, mérito dos profissionais envolvidos e do prefeito Gil Martins, que deu todo o suporte necessário para que a Unidade fosse aberta e atendesse a população adequadamente”, disse ela.

Outra preocupação da saúde pública com a chegada do Inverno é a Influenza – também conhecida como Gripe – doença respiratória infecciosa aguda causada por vírus que afeta o trato respiratório e é altamente transmissível.

Como o quadro de infecções respiratórias está alto em todo o Estado, a Unidade Sentinela passa a dar a mesma atenção à população agora para os atendimentos da gripe.

Tânia Bardal disse que a Unidade Sentinela da Síndrome Respiratória Aguda Grave, localizada na Rua Marechal Deodoro, entre o prédio do Corpo de Bombeiros e do Ministério Público, está atendendo de segunda à sexta-feira das 7h às 19h, “com médicos, duas enfermeiras, duas técnicas e duas digitadoras, durante todo o período. Exames de sangue quando forem solicitados, serão coletados na própria Unidade. Também serão oferecidos exames de Raio-X. A nebulização (inalação) poderá ser feita na Unidade Sentinela, onde o paciente poderá ainda receber a primeira dose da medicação prescrita”.

A diretora lembrou que “quando necessário será feita a visita domiciliar e, os pacientes que precisarem de internamento hospitalar, serão prontamente encaminhados”.

Os principais sintomas da Influenza incluem febre, tosse, dor de garganta, dores musculares, dor de cabeça e fadiga. A transmissão ocorre principalmente por gotículas respiratórias de pessoas infectadas, seja por tosse ou espirro, ou por contato direto com secreções.

Botão Voltar ao topo