ALEP

Deputados do Paraná vão conhecer classificação da produção do fumo no Rio Grande do Sul

O deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSD) integra a comitiva de parlamentares paranaenses que vão a Porto Alegre (RS) nesta quinta-feira (3) e sexta-feira (4) conhecer como funciona a lei estadual gaúcha de classificação do fumo na propriedade do produtor. Romanelli é co-autor do projeto de lei que determina às empresas que comercializam e/ou industrializam tabaco a realizar a classificação da folha do fumo nas propriedades dos agricultores paranaenses.

“Vamos fazer uma visita técnica com objetivo muito claro: dialogar com os produtores que já vivenciam a experiência da classificação do fumo feita diretamente na propriedade rural. Queremos entender, na prática, os impactos dessa medida e avaliar de que forma podemos construir, aqui no Paraná, uma solução que valorize o produtor e traga mais transparência e justiça na comercialização do fumo”, avaliou Romanelli.

Além de Romanelli, fazem parte da missão paranaense os deputados Anibelli Neto (MDB), Hussein Bakri (PSD), Marcelo Rangel (PSD), Moacyr Fadel (PSD), Jairo Tamura (PL) e Luís Corti (PSB). “É esse o nosso papel: buscar caminhos, ouvir quem está na base da produção e propor medidas que melhorem a vida do homem e da mulher do campo”, descreveu o deputado.

Os agricultores paranaenses, aponta Romanelli, frequentemente relatam a falta de transparência no processo de classificação das folhas de tabaco. “A descentralização da classificação na propriedade do produtor garante mais equidade e transparência, além de atender uma reivindicação histórica dos fumicultores. O produtor, que investe e assume os riscos da atividade, atualmente se encontra em desvantagem, subordinado às decisões das empresas que compram o tabaco”, avaliou.

Agenda
A missão dos deputados começa na quinta-feira, a partir das 11h, no encontro com o deputado Luciano Silveira (MDB), vice-presidente da Comissão de Agricultura do legislativo gaúcho, e com o secretário Edivilson Brum (Agricultura). Os trabalhos seguem à tarde às 13h30 com uma reunião com o secretário Vilson Covatti (Desenvolvimento Rural).

Às 15h está marcada uma audiência com o vice-governador do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza (MDB). Às 17h, os deputados participam de encontro com agricultores na Fetag/RS (Federação dos Trabalhadores na Agricultura).

Na sexta-feira, os trabalhos começam às 10h na reunião na Afubra (Associação dos Fumicultores do Brasil) e às 14h, com o deputado Elton Weber (PSB) – membro da Comissão de Agricultura, presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária Gaúcha e relator do PL 204/2015, que trata da classificação do tabaco nas propriedades dos produtores.

Segundo a Afubra, cerca de 28 mil famílias se dedicaram ao cultivo do tabaco na safra de 2023/2024. No contexto regional, os três estados do sul são responsáveis por 97% da produção nacional, envolvendo 162 mil famílias e 320 mil hectares cultivados.

(foto: Valdir Amaral/Alep)

Botão Voltar ao topo