Geral

Cafés do Norte Pioneiro participam de eventos no Chile e Peru

Expectativa é de maior visibilidade e projeção de marcas regionais no mercado internacional

Da Assessoria

Nove marcas de cafés especiais produzidos no Norte Pioneiro participam em julho de eventos cafeeiros internacionais realizados no Chile e Peru.
Entre os eventos, destaque para a participação na
Expo Café Chile 2025, um dos maiores eventos do segmento da América Latina.
Na oportunidade a região estará representada pelo presidente da Acenpp (Associação de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná), Jonas Aparecido da Silva, e da produtora Nira Souza, representando o grupo Mulheres do Café Matão.
A expectativa, segundo os participantes, é de ampliar a visibilidade e projeção das marcas do Norte Pioneiro no mercado internacional. “Muito importante e gratificante levar nossos produtos e mostrar nosso perfil de café para o mundo. É um trabalho que eleva nossos produtores ao nível internacional”, pontua Jonas.
“Além disso, é uma forma de valorização de todo o trabalho que acontece em torno dos cafés especiais no Norte Pioneiro. São nove marcas com IG (Indicação Geográfica) e com um nível de qualidade cada vez mais reconhecido dentro e fora do Brasil”, completa o presidente da Acenpp.
“É uma oportunidade gigantesca, levar nossos cafés, falar da nossa região e do nosso cuidado com relação ao meio ambiente e em proporcionar um produto de qualidade com rastreabilidade. Temos certeza que vai abrir muitas portas aos cafeicultores do Norte Pioneiro”, comemora Nira Souza.
De acordo com o consultor do Sebrae Norte Pioneiro e idealizador da produção de cafés especiais na região, Odemir Capello, a participação em eventos internacionais consolida o Norte Pioneiro como produtor de qualidade a nível de exportação.


“Estamos em um processo muito forte de trabalho de identidade territorial, levando a marca e os produtos do Norte Pioneiro para o mundo. E isso não acontece por acaso, é um trabalho de anos e que vai se manter com resultados cada vez mais concretos, sempre com foco em gerar desenvolvimento territorial e renda principalmente para o pequeno produtor”, avalia.

*Lucas Aleixo, especial para a Acenpp (Associação de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná)

Botão Voltar ao topo