IBAITI

Veículos bloqueando hidrantes podem atrasar a resposta a incêndios. Bombeiros fazem alerta e informam localização dos equipamentos ativos no município de Ibaiti.
Portal Ibaiti
Discretos nas calçadas, mas absolutamente essenciais em momentos de emergência, os hidrantes de combate a incêndio são equipamentos que podem fazer a diferença entre a vida e a tragédia. Em Ibaiti, o Corpo de Bombeiros alerta para a importância de manter os hidrantes livres e acessíveis, já que estacionar veículos à sua frente é uma infração de trânsito e, mais do que isso, um risco direto à segurança de todos.
A cidade conta atualmente com seis hidrantes estrategicamente distribuídos, todos testados nos últimos três meses e em pleno funcionamento. Eles estão localizados nos seguintes endereços:
Av Gov. Paulo Cruz Pimentel, nº 888
Av. Gov. Paulo Cruz Pimentel, nº 380
Rua Dr. Francisco de Oliveira, nº 600
Esquina da Rua Paraná com Rua Prof. Margarida Franklin (em frente ao Banco do Brasil)
Rua Ananias Costas (em frente à Câmara Municipal e Fórum)
Rua José Benedito Rosa Mesquita com Av. Tertuliano de Moura Bueno
Amarelo e vermelho
A cor padrão dos hidrantes atualmente instalados é amarela com vermelho, facilitando a visualização. Mas, infelizmente, o que deveria ser evidente muitas vezes é ignorado. Segundo o tenente Poleto, comandante do 3º Pelotão do Corpo de Bombeiros de Ibaiti, há situações em que veículos estacionados impedem o engate correto da mangueira, o que pode quebrar o engate, reduzir a vazão de água ou até impossibilitar totalmente o uso do hidrante.
A conexão da mangueira exige um alinhamento preciso. Se for necessário desviar o ângulo por causa de um veículo, isso pode comprometer todo o trabalho. Em casos de urgência, os bombeiros estão legalmente autorizados a quebrar o vidro do veículo para liberar o acesso, em razão do estado de necessidade.
Outro ponto importante é que os caminhões do Corpo de Bombeiros de Ibaiti transportam, em média, 5 mil litros de água – o suficiente para os primeiros minutos de combate a grandes incêndios.
“Temos dois caminhões em Ibaiti, funcionamos em modo de rotacionamento em grandes incêndios, com um caminhão combatendo e outro abastecendo água para poder revezar com o outro. Por isso, os hidrantes são fundamentais: abastecem os caminhões rapidamente, permitem a continuidade da ação e o revezamento entre os veículos da unidade”, explica o oficial.
“Estamos trabalhando em tratativas com a Sanepar para a instalação de mais hidrantes em pontos estratégicos de Ibaiti”, afirmou Poleto.
A mensagem do Corpo de Bombeiros à população é clara: não estacione em frente a hidrantes. Esse gesto simples pode salvar vidas, preservar patrimônios e garantir que os bombeiros façam seu trabalho com eficiência.
Respeitar os hidrantes é um dever de cidadania e solidariedade.