“Mais Saúde Cidadão” proporcionará rapidez e beneficiará usuários

Assessoria
Num período de extrema expansão tecnológica, a Secretaria Municipal de Saúde de Santo Antônio da Platina estará disponibilizando gradativamente à população, a partir de 23 de junho, a possibilidade de agendar pelo computador ou celular consultas médicas e odontológicas pelo aplicativo “Mais Saúde Cidadão”, como parte do projeto “Moderniza SAP”, sistema de informática elaborado pela empresa IDS Software e Assessoria, de Pato Branco (PR), que já tem uma parceria com a Prefeitura.
O prefeito Gil Martins, a Secretária Municipal de Saúde, Adriana Almeida e o servidor da Seção de Regularização e Auditoria SUS Municipal, Fábio Toledo Fonseca, em algumas visitas à imprensa na manhã de quarta-feira, 11, fizeram uma breve explanação da funcionalidade do sistema. Recentemente Adriana, Fábio e Andrielle Carvalho de Moraes, estiveram no gabinete apresentando o sistema, primeiramente ao Prefeito que, inclusive, atualizou o seu cadastro.
Esta iniciativa envolve um projeto piloto que concentra atenção para o agendamento de consultas na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Sete e da Unidade de Atenção Primária em Saúde da Família (UAPSF), localizada no centro da Cidade onde funcionava o ex-Centro Social Urbano.
A Secretária Adriana disse que entrando em funcionamento este projeto piloto, tendo avaliação positiva, posteriormente será implantado nas outras UBSs da: Vila Ribeiro, Vila Claro, Vitória Régia, Santa Terezinha, Álvaro de Abreu e Rural Platina e Monte Real. Ela deixou bem claro que “nosso objetivo é oferecer mais opções de agendamento, facilitar a vida do paciente e seus familiares que poderão também acompanhar o processo. Mesmo assim, os serviços de atenção primária à Saúde pública continuarão com o agendamento presencial disponível”.
Adriana ainda esclareceu que “não estamos tendo nenhum custo adicional para implantação deste sistema através do IDS, pois a empresa já disponibiliza para nós, no nosso contrato, a instalação do aplicativo que até então não tinha sido implantado”.
O cidadão interessado em utilizar o aplicativo deve ir, inicialmente, à UBS da Vila Sete e na UAPSF com o CPF e comprovante de endereço atualizado, para alterar o cadastro. Em seguida, irá retirar a senha provisória que será utilizada para o primeiro acesso ao sistema. Acessada a plataforma “Mais Saúde Cidadão” se faz necessário baixar o aplicativo no celular, que está disponível na Apple Store e Google Play ou acessando o site: “Portal Mais Saúde Cidadão”, disponível para Android e iOS.
As principais funções deste aplicativo são:
- Agendamento de consultas para os atendimentos nas Unidades de Saúde;
- Consulta a prescrição de medicações ativas;
- Consulta individual e geral das filas de espera para exames e consultas de especialidades.
O servidor Fábio Fonseca destacou que o sistema “será integrado diretamente com as recepções das UBSs, o que garante que o agendamento online entre automaticamente na agenda dos profissionais de Saúde”.



No começo do ano o Consultor Técnico de Implantação da empresa IDS Software, Mateus Vinícius Stangherlin, esteve no departamento de TI da Prefeitura quando fez uma reunião e demonstração do sistema para o Secretário de Gestão, Tobias Gostiche, para o Chefe de Gabinete, Valdir de Souza e ao Coordenador de TI da administração, Jefferson Andrade Silva.
O sistema já vem funcionando com bons resultados em outros municípios paranaenses que a empresa IDS atende. Entre outras observações, o agendamento de consultas médicas e odontológicas, com direcionamento automático para UBS corresponde ao endereço do paciente.
Com relação ao controle de agendamento, para evitar abusos, Fábio Fonseca deixou bem claro que “se uma pessoa agenda, por exemplo, hoje uma consulta para segunda-feira e, amanhã quer agendar outra para sexta-feira, o sistema não permite porque há uma consulta já programada. Portanto, 15 dias antes do agendamento e 15 dias depois da data marcada, o sistema bloqueia informando que há uma consulta agendada”. E o cancelamento de consultas é permitido, com antecedência mínima, diretamente pelo App.