
Educação
Ao todo, participaram 439 alunos, sendo 226 do 2º ano e 213 do 5º ano, em todas as escolas municipais que atendem esses anos de escolaridade.
Tiago Dedoné
As escolas da Rede Municipal de Ensino de Andirá participaram, nos dias 21 e 22 de maio, da 1ª edição da Prova Paraná Diagnóstica de 2025, uma iniciativa do Governo do Estado do Paraná, em parceria com os municípios. A aplicação envolveu os estudantes dos 2º e 5º anos do Ensino Fundamental, com foco em avaliar o desempenho nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.
A mobilização foi coordenada pela Secretaria Municipal de Educação, com o envolvimento direto das equipes gestoras das escolas, professores e técnicos pedagógicos. Ao todo, participaram 439 alunos, sendo 226 do 2º ano e 213 do 5º ano, em todas as escolas municipais que atendem esses anos de escolaridade.
A secretária municipal de Educação, Professora Rosilene Marques destacou a importância da avaliação para o planejamento educacional. Segundo ela, a Prova Paraná Diagnóstica é uma ferramenta muito importante, pois fornece dados que possibilita conseguir observar e identificar com mais precisão os pontos fortes e os desafios no processo de aprendizagem dos alunos e, assim, traçar ações pedagógicas mais eficazes.
Avaliação
A Prova Paraná Diagnóstica é uma avaliação externa aplicada simultaneamente nas redes pública municipal e estadual de ensino, com o objetivo de fornecer subsídios para a recomposição das aprendizagens e o aprimoramento das políticas educacionais. Em todo o estado, mais de 1 milhão de estudantes participaram desta edição.
Os resultados da prova serão utilizados para orientar o trabalho docente, organizar atividades de recuperação e aperfeiçoar o acompanhamento do processo de ensino e aprendizagem em cada unidade escolar de Andirá.