FRAUDE NO INSS
Aposentados e pensionistas que têm descontos associativos foram informados pelo aplicativo do Meu INSS

Terra
Desde o último dia 14, os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem solicitar o ressarcimento de descontos indevidos feitos por associações em seus benefícios.
O INSS enviou, no dia 13, notificações aos beneficiários que têm descontos associativos, informando os valores e as entidades. Dessa maneira, os beneficiários podem conferir as informações e indicar se esses descontos foram ou não autorizados.
Como solicitar o reembolso: pelo aplicativo
Para solicitar o reembolso dos descontos indevidos, entre no aplicativo Meu INSS ou no site e clique no serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas”. Caso haja algum desconto, aparecerá o nome da entidade e as opções para confirmar se o desconto foi autorizado.
Ao clicar na opção de que não autorizou o desconto, aparecerá a mensagem de que o pedido foi realizado com sucesso.
Abaixo, veja imagem fornecida pelo INSS de como funciona o processo no aplicativo do Meu INSS:
Como solicitar o reembolso: pelo telefone
Também é possível confirmar se o desconto foi autorizado ou não pela Central de Teleatendimento 135, que atende de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Para um atendimento mais rápido, o INSS sugere ligar após às 16h e aos sábados.
Passos seguintes
Após informar que o desconto não foi autorizado, a informação será encaminhada à entidade responsável pelo desconto, que terá 15 dias úteis para apresentar a documentação que comprove a autorização do beneficiário ou providenciar o ressarcimento, segundo o INSS.
Caso a entidade não apresente o comprovante de autorização, deverá realizar o ressarcimento ao INSS, que, após o recebimento do valor, depositará diretamente na conta bancária do beneficiário.
Caso associação comprove a autorização, o beneficiário será informado e poderá, se desejar, apresentar contestação.
Se a entidade não fizer o ressarcimento, nem comprovar a regularidade dos descontos, o caso será encaminhado à Advocacia Geral da União (AGU).
Atenção aos golpes
O INSS alerta que não realiza ligações e nem envia mensagens SMS ou de WhatsApp para informar sobre o reembolso.
O contato oficial com os beneficiários do INSS será feito exclusivamente por meio de notificação no aplicativo Meu INSS. Por isso, é importante permitir as notificações no aparelho celular.
Em caso de dúvidas, os cidadãos podem ligar na central de teleatendimento 135.