ALEP

Curi destaca avanços na segurança e cumprimenta novos policiais civis

O deputado Alexandre Curi (PSD), presidente da Assembleia Legislativa, participou, na noite de terça-feira (20), em Curitiba, da formatura de uma nova turma de policiais civis do Paraná e afirmou que o Estado está realizando grandes investimentos na segurança pública, o que se reflete na queda da criminalidade. Foram diplomados 126 novos profissionais de segurança, entre delegados (12), agentes (106) e papiloscopistas (8).

Curi parabenizou os formandos e destacou que o Paraná registra quedas contínuas nos índices de criminalidade nos últimos anos, principalmente na taxa de homicídios e no número de furtos e roubos, além de ampliar o combate ao tráfico de drogas, com recorde de apreensões neste ano. “Isso é resultado do trabalho de profissionais qualificados que atuam na segurança pública do Paraná”, afirmou o deputado.

Ele enalteceu também que a gestão do governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) está permitindo a valorização dos quadros, o aumento dos efetivos, a modernização das estruturas, a compra de viaturas, armas e equipamentos, além do investimento em sistemas de inteligência. “Sabemos que o combate à criminalidade precisa ser forte e constante, mas não se pode negar que a segurança pública do Paraná vive um momento extraordinário”, observou.

Alexandre Curi lembrou que, nas últimas semanas, a Assembleia Legislativa discute diversos projetos de lei que tratam de questões relacionadas à segurança. Entre eles, destacou a mensagem que regulamenta o Quadro Próprio da Polícia Penal, modernizando a estrutura da carreira, e a autorização para a realização de novos concursos públicos, que vão garantir o aumento do efetivo da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros Militar, da Polícia Civil, da Polícia Científica e da Polícia Penal.

Agilidade – De acordo com a Secretaria da Segurança Pública, os novos policiais formados vão ajudar a agilizar atendimentos e procedimentos nas centrais de flagrante, distritos, delegacias regionais e especializadas. Com a formatura, os 12 delegados serão lotados em comarcas do interior do Estado, enquanto os agentes de polícia atuarão em Curitiba e na Região Metropolitana (35), além de serem distribuídos por delegacias de outras regiões do Estado. Os papiloscopistas serão lotados na Capital (1), na RMC (1) e no interior (6). Desde 2019, a Polícia Civil já incorporou 991 novos profissionais aos quadros da instituição.

Botão Voltar ao topo