Destaques

Fanfarra do Colégio Tiradentes é Bi-Campeã da América

Representantes estiveram no Gabinete da Prefeitura

Assessoria

Bi-Campeã da Copa América Virtual 2025 é um fato que até pouco tempo atrás parecia impossível, mas o tempo associado ao esforço e capacidade fez com que a Fanfarra Colégio Estadual Tiradentes (Fancet), de Santo Antônio da Platina, conseguisse somar duas conquistas simultâneas na categoria Banda de Percussão com Liras, num exemplo de que se pode chegar a um objetivo quando todos abraçam uma causa importante.

O evento – promovido pela Associação de Bandas e Fanfarras de Santa Catarina (ABANFAESC) – reuniu concorrentes da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru, México, Venezuela, Paraguai e Uruguai, além de representantes de 26 Estados do Brasil e Distrito Federal.

A Fancet platinense além de vencer na classe principal da competição, também se destacou nas seguintes categorias, com direito a pódio: 3º lugar no quesito “Estandarte Juvenil”; 2º lugar no “Pavilhão Nacional”; 2º lugar na “Fanfarra Tradicional”; e 2º lugar na “Banda de Percussão”.

Presente na Prefeitura

Alguns representantes da Fanfarra do Colégio Tiradentes estiveram no Gabinete do Executivo na tarde de quinta (15), sendo recebidos pelo Prefeito Gil Martins e pelo Secretário de Gestão, Tobias Almeida. Presente também o Professor e Vereador Diego Vieira que parabenizou os estudantes, a direção do Colégio e professora por incentivarem e constatar-se o envolvimento dos jovens na Cultura.

O Prefeito disse que “fanfarra representa cultura e arte, é vida”. Ele ouviu atentamente a exposição do pessoal que esteve no gabinete: a Diretora do Colégio, Lucila Cristina de Oliveira Machado Silveira; a Professora Jussimary Pereira Arantes; o maestro e instrutor Marcos Miguel da Silva; e os alunos José Eduardo, Benjamin, Matheus e Mariane.

Muito desinibido, o estudante José Eduardo, 14 anos de idade, que anseia em estudar Medicina Veterinária, é o presidente do Grêmio Estudantil “Estudantes da Banda”. Ele disse “nossa escola é um local muito acolhedor e forma oportunidades para alunos que tenham propostas”. Entre um bate papo e outro a aluna Mariana disse que “estou na fanfarra desde 2017 e ela transforma vidas”, ela que deseja ser Agrônoma.

Esforço

O maestro e instrutor da Fanfarra do Colégio Tiradentes é Marcos Miguel, que está à frente dos ensaios desde 2019. “Começamos com 18 integrantes e, hoje, temos a grata satisfação de termos 46 componentes, todos com muita garra, dedicação e talento que levam o nome de Santo Antônio da Platina para várias regiões do País e, agora, pela segunda vez, para o exterior. Portanto digo que essa conquista é resultado de um trabalho árduo e da união de todos que fazem parte dessa grande equipe. Nós temos, na realidade, a fanfarra e a banda que participam de campeonatos”.

Marcos recordou que “sempre olhei a fanfarra e queria tocar. Morei no Bairro Rural Jacutinga por 18 anos e não tinha como vir para a cidade ensaiar. Com o tempo surgiu a oportunidade no Colégio Tiradentes, aproveitei, tive que estudar pelo Youtube, Workshop, virtual e veio a ideia da direção da escola e estamos aí envolvidos”.

O instrutor mencionou que “a Professora Jussimary Arantes cuida da parte de sistema dos alunos, fazendo a chamada e lançando o que fazemos no sistema Registro de Classe Online (RCO) do Governo do Estado que é a parte mais burocrática”. Ele também falou da importância da valorização do trabalho junto à fanfarra por parte da Diretora do estabelecimento de ensino, Lucila Cristina Machado.

Os ensaios da Fanfarra do Colégio Tiradentes acontecem normalmente nas segundas e quartas-feiras, das 17h às 18h45min, no próprio estabelecimento de ensino.

A Diretora Lucila reforçou que “a fanfarra tem uma magnitude, a ponto de mudar o ambiente. É um trabalho de equilíbrio, muda a geração e estamos felizes com os bons resultados. Jussy, como é mais conhecida a Professora, ressaltou que “o comportamento na Escola é outro. Mães pedem para não tirar os filhos da Fanfarra porque o comportamento deles é muito melhor, então tudo isso é gratificante”.

O Prefeito Gil Martins, parabenizou o grupo por “levar o nome de nosso Município e nosso Colégio Tiradentes para todas as regiões”.

A Fanfarra Tiradentes tem sido uma inspiração para o cenário das bandas e fanfarras em todo o Brasil e no continente. Este ano já se apresentou em Congonhinhas (PR), Jacarezinho, Itaberá (SP), na Praça Frei Cristóvão, em Santo Antônio da Platina e para o Secretário Estadual de Educação do Paraná, Roni Miranda.

A Fancet ficou também em 2º lugar no Festival Paranaense do ano passado, realizado em Londrina. O primeiro lugar deste evento inclusive foi disputar um evento na Alemanha, para se ter noção do nível do vencedor.

Na reunião com o prefeito Gil os representantes da Fanfarra apresentaram algumas demandas que precisam do apoio do poder público. Estas foram recebidas com muita responsabilidade e serão analisadas nas próximas semanas, principalmente com relação ao transportes de participantes sejam de fanfarras como de equipes esportivas.

1º Festival de Bandas e Fanfarras

A Diretora do Departamento Municipal de Cultura e Turismo, Francielle de Moraes, disse que no dia 5 de julho (sábado), a partir das 19h, acontece o 1º Festival de Bandas e Fanfarras de Santo Antônio da Platina. Para este evento já estão confirmados 10 participantes, que era a meta inicial. O local ainda está para ser definido, com duas opções sendo analisadas, conforme disse a Diretora Fran.

Confirmaram presença: Fanfarra Municipal platinense; Fanfarra C.C.M. Hercília, de Carlópolis; Banda de Siqueira Campos; Banda de Canitar (SP); Fanfarra de Guaratuba; de Santo Antônio da Platina: Fanfarra do Colégio Estadual Moralina Eleutério; Fanfarra da Escola Arco Íris; Fanfarra do Colégio Estadual Maria Dalila; Fanfarra do Colégio Edith e do Colégio Tiradentes.

Botão Voltar ao topo