ITAIPU

Mais de 310 mil pessoas serão beneficiadas por projetos de entidades escolhidos em edital da Itaipu

Fotos: André Nill/Itaipu Binacional

Ao todo, 689 propostas foram selecionadas, abrangendo iniciativas nas áreas de meio ambiente, social, produção sustentável e saúde. Anúncio ocorreu durante a participação do diretor-geral da Binacional em encontro de prefeitos em Curitiba (PR)

Pelo menos 310 mil pessoas, que vivem em 249 municípios do Paraná e do Sul do Mato Grosso do Sul, serão diretamente beneficiadas por meio de projetos organizações sociais, selecionados no Edital de Seleção de Propostas nº 01/24. A iniciativa é parte da estratégia do Programa Itaipu Mais que Energia, alinhado às políticas de inclusão do governo federal.

O resultado foi anunciado na manhã desta quarta-feira (30), pelo diretor-geral brasileiro, Enio Verri, durante o II Encontro de Municípios Paranaenses (Emupar), em Curitiba (PR).

De 1.666 organizações que submeteram propostas, 689 com melhor enquadramento serão atendidas nesta primeira chamada do edital, totalizando 55% dos recursos disponibilizados pela Itaipu no edital. A previsão é realizar uma segunda chamada de resultados no segundo semestre deste ano.

Os projetos foram classificados conforme a aderência aos quatro eixos estabelecidos no edital: conservação da biodiversidade; desenvolvimento comunitário; produção sustentável; e saúde e bem-estar social. Além disso, o processo de seleção priorizou a atuação junto a públicos como povos originários e comunidades tradicionais; mulheres; infância e adolescência; idosos; negros; pessoas com deficiência; população de baixa renda; e agricultores familiares.

“O programa Itaipu Mais que Energia é a missão da empresa na prática, ou seja, além de produzir energia elétrica em grande quantidade e com qualidade para o Brasil e o Paraguai, gerar desenvolvimento sustentável para ambos os países”, explicou Verri.

Segundo ele, o principal objetivo é dar mais estrutura para essas organizações, para que tenham melhores condições de atuar. Entre as atividades financiáveis estão obras de reforma e ampliações; sistemas de energia fotovoltaica; móveis e equipamentos diversos; veículos elétricos; caminhonetes e embarcações; e placas e adesivos.

Este é o segundo edital do Programa Itaipu Mais que Energia desenvolvido com a Caixa Econômica Federal, responsável pela gestão financeira dos repasses dos recursos disponibilizados pela Itaipu. A abertura se deu em 22 de novembro de 2024 e o encerramento das submissões, em 20 de janeiro deste ano.

O primeiro edital, voltado às gestões municipais, foi aberto em 2023, após a ampliação da área de atuação prioritária da Itaipu para 434 municípios – 399 no Paraná e 35 no Sul do Mato Grosso do Sul.

A concessão de recursos via editais, com foco em ações socioambientais, foi uma ação inédita na Itaipu, que amplia a transparência dos repasses e democratiza o acesso aos investimentos feitos pela usina em seu território.

“Com esse edital, estamos fortalecendo organizações que lidam diretamente com conservação ambiental e com pessoas em situação de vulnerabilidade”, explicou o diretor de Coordenação da Itaipu, Carlos Carboni.

As entidades participantes devem ficar atentas ao contato que será realizado pela Caixa para a formalização do contrato. A relação completa das selecionadas está disponível no site da Itaipu: www.itaipu.gov.br/sustentabilidade/itaipu-mais-que-energia/edital-2-do-convenio-com-a-caixa-economica-federal.

Apoio crucial
Uma das 689 entidades contempladas no edital é a Associação de Apoio à Criança com Câncer (APACN), de Curitiba, que atende crianças e adolescentes com câncer. Para a presidente da associação, Sirley De Nez, esse tipo de apoio é crucial. “A verba é de suma importância, porque não temos recursos próprios e dependemos de doações. É muito importante termos o projeto aprovado para darmos continuidade a esse acolhimento às crianças e adolescentes com câncer e suas famílias”.

O projeto aprovado é para reforma dos quartos de isolamento pós-transplante de medula óssea, quando as crianças ficam isoladas apenas com a mãe.

No ano de 224, a APACN realizou 78 acolhimentos e atendeu 1.135 pessoas.

Novo edital
O resultado do novo edital foi oficialmente divulgado pelo diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri, durante a 2ª edição do Encontro de Municípios Paranaenses (Emupar), nesta quarta-feira (30). O encontro, promovido pela Associação dos Municípios do Paraná (AMP), foi realizado em Curitiba (PR).

Durante o evento, Verri fez um apelo aos prefeitos paranaenses para que divulguem o edital do Programa Itaipu Mais que Energia para as entidades e organizações beneficentes de seus municípios, e anunciou uma segunda chamada de resultados para julho. “Neste momento, temos 249 municípios que receberão recursos para várias entidades participantes. Os municípios contemplados são aqueles que entregaram seus documentos em dia e apresentaram bons projetos. Estou convidando a todos para, a partir de julho, acessarem o site da Itaipu, onde iremos disponibilizar um segundo edital, com mais R$ 180 milhões.”

Verri, em sua palestra, também fez um breve apanhado dos projetos e da missão da Itaipu. Um dos destaques citados pelo diretor-geral foi o programa de capacitação AMP-Itaipu 4.0, que formou mais de 18 mil servidores e tem auxiliado pequenos municípios em áreas como educação e licitações, por exemplo.

Mais que Energia
Os editais 01/2023 e 01/2024 são algumas das iniciativas do programa Itaipu Mais que Energia, mas não as únicas. O programa a abrange uma série de ações e projetos que vão além desses e outros editais, incluindo conservação ambiental, desenvolvimento social e econômico, educação ambiental, responsabilidade social, entre outros. Ou seja, todas as iniciativas sociais, ambientais e de promoção do desenvolvimento econômico promovidas pela Itaipu Binacional fazem parte do Itaipu Mais que Energia, incluindo as ações além da área de atuação prioritária.

Com essa estratégia, a binacional oferece uma contribuição concreta à implementação dos ODS nos 434 municípios que integram a área de abrangência prioritária da empresa, onde vivem cerca de 11 milhões de pessoas em 200 mil km².

Botão Voltar ao topo