Destaques

Antiga estação ferroviária recebe melhorias para reabrigar o Museu de História Natural

PATRIMÔNIO

A Prefeitura firmou um Termo de Cooperação com a Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), através do curso de Biologia, para oferecer um atendimento monitorado nas visitas, proporcionando uma experiência educativa e segura para todos os visitantes.

Fonte Prefeitura Municipal

Marcos Jr.   

A Prefeitura de Cornélio Procópio, por meio da Secretaria de Cultura, iniciou a pintura e recuperação do prédio da antiga Estação Ferroviária, que abriga o Museu de História Natural. Esta iniciativa está alinhada às recomendações do Ministério Público Federal (MPF) para a conservação do imóvel, reafirmando o compromisso da gestão do prefeito Raphael Sampaio com a preservação do patrimônio cultural e histórico da cidade.

Os reparos incluem a pintura externa completa do prédio, mantendo as cores originais, além de consertos em vidros, fechaduras e esquadrias. Também estão sendo realizadas melhorias nas instalações elétricas e hidráulicas, na iluminação, a troca de extintores de incêndio, e a desinfecção e limpeza dos animais taxidermizados do acervo.

Cooperação com a Uesnp

Após a conclusão das obras, o Museu de História Natural será reaberto ao público. A Prefeitura firmou um Termo de Cooperação com a Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), através do curso de Biologia, para oferecer um atendimento monitorado nas visitas, proporcionando uma experiência educativa e segura para todos os visitantes.

O diretor de Cultura de Cornélio Procópio, Eduardo Lopes Lavado (Tuchê), destacou que a parceria com a UENP representa o início de uma nova fase na Cultura local, onde o diálogo com agentes culturais e parceiros será ampliado e transparente. “As portas da Secretaria de Cultura estarão abertas, e todo bom projeto será bem-vindo”, afirmou.

Atualmente, alunos dos 3º e 4º anos da UENP que participam do projeto estão passando por um treinamento específico em comunicação, técnicas de guia, biomas e o acervo do museu.

Além disso, estão sendo realizadas reuniões com a Secretaria Municipal de Ação Social, que estão avaliando as melhores formas de atendimento aos moradores em situação de rua na área.

A Prefeitura continua em diálogo com o MPF e a comunidade para garantir a revitalização definitiva do Museu de História Natural e de seu entorno. O prefeito Raphael Sampaio reafirma que “a atual administração está comprometida em transformar o museu em um espaço de referência para a cidade, tanto do ponto de vista educacional quanto turístico, cuidando com respeito da história e do bem público”.

*Museu de História Natural Mozart de Oliveira Valim*

Inaugurado em setembro de 2002, o Museu de História Natural está localizado na antiga Estação Ferroviária KM 125. Seu acervo reúne cerca de 300 animais taxidermizados em seus habitats naturais, além de peças de arqueologia, antropologia indígena, paleontologia, geologia e entomologia. É um dos principais atrativos turísticos e culturais do município e possui um dos maiores acervos da América do Sul, pertencente ao odontólogo, biólogo, taxidermista e professor João Aparecido Galdino.

Atualmente, o museu está fechado para melhorias e será reaberto no próximo mês, funcionando em horário especial para atender principalmente as escolas de Cornélio Procópio e região.

Botão Voltar ao topo