SEGURANÇA

A entrega integra um conjunto de três equipamentos adquiridos pela Prefeitura de Curitiba por meio do Departamento de Urgência e Emergência (DUE), sendo um destinado à PRF, outro ao BPMOA e um terceiro como reserva técnica.
PRF
Avaliado em cerca de R$ 170 mil, aparelho será utilizado no transporte seguro de recém-nascidos em situações de emergência
Compartilhe: Compartilhe por Facebook Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApplink para Copiar para área de transferência
Na semana passada, foi realizada, na base do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA), em Curitiba, a entrega oficial de um dispositivo de transporte pediátrico do tipo Babypod, destinado ao uso no serviço aeromédico da Polícia Rodoviária Federal (PRF). A entrega integra um conjunto de três equipamentos adquiridos pela Prefeitura de Curitiba por meio do Departamento de Urgência e Emergência (DUE), sendo um destinado à PRF, outro ao BPMOA e um terceiro como reserva técnica.
Desenvolvido com a mesma engenharia aplicada à segurança de pilotos de Fórmula 1, o Babypod é voltado ao transporte de pacientes pediátricos com até 8 quilos, especialmente em casos em que o uso de incubadoras tradicionais não se faz necessário. Com apenas 12,2 quilos, o equipamento se destaca por seu baixo peso — fator fundamental para a autonomia e agilidade de aeronaves —, além de proporcionar segurança térmica, resistência mecânica e conforto ao paciente.
O dispositivo inclui tecnologias como espuma de absorção de impacto, ampla câmara de visibilidade para a equipe de saúde e sistema de fixação compatível com kits aeromédicos. Em comparação à incubadora convencional, cujo conjunto pode ultrapassar 100 quilos e comprometer a continuidade operacional da aeronave, o Babypod oferece uma solução mais prática e eficiente para atendimentos em sequência.
A entrega do equipamento contou com a presença do superintendente da PRF no Paraná, Fernando César Oliveira, acompanhado de integrantes do Núcleo de Operações Aéreas (NOA) da PRF, do tenente-coronel Juliano Zanuncini, comandante do BPMOA, e sua equipe; da diretora técnica do DUE, Keity Daniela Oliveira Arias; da diretora administrativa do DUE, Katiuscia Vanessa Schiontek, com suas respectivas equipes.
A iniciativa é fruto da integração entre a Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, Secretaria da Segurança Pública do Paraná (SESP), Secretaria da Saúde do Estado (SESA), Polícia Militar do Paraná (PMPR), Corpo de Bombeiros (CBMPR) e Polícia Rodoviária Federal.