ALEP

Encontro com prefeitas e vereadoras marca agenda da Assembleia Legislativa

Fortalecimento da Mulher

Programação da semana conta ainda com solenidade sobre doenças raras e debate sobre invisibilidade trans.

ALEP

O fortalecimento da participação feminina na política ganhará destaque na Assembleia Legislativa do Paraná na próxima semana, com o 2º Encontro de Prefeitas e Vereadoras do Estado do Paraná – Representatividade da Mulher na Política. A iniciativa busca qualificar tecnicamente prefeitas, vereadoras e vice-prefeitas, além de fomentar o debate sobre políticas públicas voltadas para as mulheres.

A Procuradoria da Mulher da Assembleia, presidida pela deputada Cloara Pinheiro (PSD), em conjunto com o Fórum Paranaense de Instância de Mulheres de Partidos Políticos e a Escola do Legislativo organizam o evento que será realizado nos 19 e 20 de fevereiro.

Programação

A programação contará com palestras e a participação de representantes dos três poderes – nas esferas nacional, estadual e municipal. Serão abordados temas como processo legislativo, regimento interno, gestão orçamentária, elaboração de projetos de lei, estratégias de captação de recursos e emendas parlamentares. O foco é fornecer ferramentas práticas para uma atuação parlamentar eficiente, alinhada à construção e o fortalecimento de políticas públicas para o público feminino.

Doenças raras

A semana também será marcada por ações de conscientização sobre as doenças e síndromes raras no Paraná, que há dez anos conta com legislações relacionadas ao tema. E para marcar essa década de ações, a deputada estadual Maria Victoria (PP) organiza, na próxima segunda-feira (17), uma sessão solene para homenagear entidades que auxiliam pacientes com doenças raras e seus familiares. O evento será às 18h30, no Plenário. No espaço cultural da Assembleia também haverá exposição fotográfica com registros de mulheres ativistas das doenças raras.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), doença rara é a que afeta até 65 pessoas em cada 100 mil indivíduos. O número exato de doenças raras não é conhecido, mas estima-se entre 6 mil a 8 mil tipos diferentes em todo o mundo. Hoje cerca de 13 milhões de brasileiros têm diagnósticos de doenças raras, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Visibilidade Trans

“Visibilidade Trans na prática: saúde, educação e trabalho” é o tema de uma audiência pública, na próxima terça-feira (18). O evento é organizado pela deputada Ana Júlia (PT) e pelo Grupo Dignidade, com o apoio da Rede Trans, Aliança Nacional LGBTI+, Associação Brasileira de Famílias Homotransafetivas – ABRAFH, Rede GayLatino, Centro Paranaense de Cidadania (CEPAC) e Instituto Brasileiro de Diversidade Sexual (IBDSEX).

De acordo com a parlamentar, diante dos constantes ataques em âmbito nacional e internacional, o objetivo do encontro é tratar diretamente sobre a garantia de direitos de pessoas trans, principalmente no que se refere à saúde, empregabilidade e educação. A audiência será no Auditório Legislativo, às 9h30.

Sessão plenária

A ordem do dia da sessão plenária da próxima segunda-feira (17) conta com dez itens. Dois deles começam a ser debatidos em Plenário. Assinado pelo deputado Cobra Repórter (PSD), o projeto de lei 434/2019 institui a Rota do Rosário nas regiões turísticas do Norte Pioneiro e dos Campos Gerais.

Rota do Rosário no Norte Pioneiro

A Rota do Rosário é composta pelos municípios de Arapoti, Bandeirantes, Ibaiti, Jacarezinho, Jaguariaíva, Joaquim Távora, Piraí do Sul, Ribeirão Claro, Ribeirão do Pinhal, Santo Antônio da Platina, Siqueira Campos e Tomazina. Segundo a justificativa, cada cidade possui um atrativo religioso, como por exemplo, o Santuário de São Miguel Arcanjo, em Bandeirantes, que realiza sua tradicional festa no mês de setembro e é visitada por peregrinos de todo o Brasil.

Botão Voltar ao topo