

O deputado Luiz Cláudio Romanelli disse nesta quinta-feira, 13, em Foz do Iguaçu, que as demandas dos municípios nas zonas rurais serão atendidas por um conjunto de programas que envolvem a Secretaria Estadual da Agricultura, o IDR (Institutos de Desenvolvimento Rural) e a Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná). “Eu tenho a certeza absoluta que o Governo do Estado vai dispor de programa como o Patrulha Rural e na manutenção, pavimentação e melhorias das estradas rurais”, destacou Romanelli em Foz do Iguaçu durante o Paraná Mais Cidades, evento que reúne prefeitos, gestores e secretários municipais das 399 cidades paranaenses e órgãos do governo estadual.
“Já somos o supermercado do mundo – com diz o governador Ratinho Junior – e líder nacional na produção de proteína animal. A nossa meta é dobrar a produção agrícola do Paraná e para isso precisamos de boas estradas para o escoamento da produção e do apoio e incentivo aos produtores”, completou.
Durante o encontro em Foz do Iguaçu, Romanelli reuniu-se com prefeitos e gestores de diversos municípios e com o secretário Adelino Avance de Souza (Agricultura) e diretores e técnicos da Seab, IDR e Adapar. No encontro, foram detalhadas as ações para melhorar a infraestrutura rural, ampliar o acesso a programas de incentivo à produção e fortalecer a assistência técnica aos produtores.
Agricultura familiar
Os prefeitos também apresentaram reivindicações para ampliar investimentos e garantir mais apoio aos agricultores familiares. “É o perfil das propriedades rurais do Paraná – 75% da área agrícola é formada por pequenas propriedades e além de programas como o compra direta e merenda escolar, o Estado apoia a agricultura familiar com linhas de crédito diferenciadas e especiais pelo banco do agricultor, assistência técnica, extensão rural e na implantação das agroindústrias familiares”, destacou o deputado.
Além do Banco do Agricultor Paranaense, a agricultura familiar conta com o Renova Paraná, que apoia a geração de energia a partir de fontes renováveis com a confecção de projetos por empresas cadastradas pelo IDR-Paraná; e o Compra Direta Paraná, mencionado por Romanelli, que adquire gêneros alimentícios de cooperativas ou associações da agricultura familiar, que entregam diretamente à rede socioassistencial do Estado.
Compromisso
Romanelli destacou ainda que os investimentos estaduais na agricultura quadruplicaram. Somente no primeiro semestre de 2024, o Estado empenhou R$ 147,8 milhões. Entre as ações, estão o apoio ao fortalecimento das cadeias produtivas regionais, a melhoria da trafegabilidade no meio rural, compra de equipamentos e viabilização de iniciativas que promovem a segurança alimentar. A maior parte desse montante foi destinada à promoção da produção agropecuária, cuja ampliação foi de 450% em relação a 2023, com R$ 143,2 milhões.
Estiveram presentes gestores e lideranças de Guapirama, Jaboti, Joaquim Távora, Sertaneja, Sapopema, São Pedro do Paraná, Nova Fátima, Itambaracá, Santa Cruz do Monte Castelo, Carambeí, São João do Caiuá, Carlópolis, Santana do Itararé, Imbaú, Jundiaí do Sul, Abatiá, Rebouças, Jacarezinho, Santa Izabel do Ivaí e Quarto Centenário.
O deputado reforçou o compromisso com o setor agrícola e destacou a importância da parceria entre os municípios e o Estado para garantir políticas públicas eficientes para o desenvolvimento rural. “A agricultura é a base da economia de muitos desses municípios do Paraná, e nosso trabalho é garantir que tenham os investimentos e o suporte necessário para crescer e gerar mais renda e empregos”, afirmou.