Destaques

Sesc PR lança campanha virtual de prevenção à dengue nesta quarta-feira (12)

Iniciativa gamificada mobiliza a população na identificação e eliminação de focos do Aedes aegypti, com premiações para os participantes mais engajados

Nesta quarta-feira (12), o Sesc PR dá início à quinta edição da campanha Aqui O Mosquito Não Entra, uma disputa virtual que mobiliza a população paranaense no combate ao mosquito Aedes aegypti. A iniciativa visa conscientizar e engajar a sociedade por meio da gamificação, estimulando a participação ativa na identificação e eliminação de focos do vetor de doenças como dengue, chikungunya e zika vírus.

A campanha será realizada até o dia 30 de maio, com participação aberta de forma individual ou em equipes de todo o estado. O acesso à disputa é feito pelo aplicativo do Sesc PR, onde os participantes podem cadastrar possíveis focos do mosquito, registrar fotos de sua remoção e acumular pontos.

A iniciativa representa um esforço coletivo para conter a doença, que continua sendo um grande desafio para a saúde pública. “Nosso objetivo é envolver a sociedade em ações efetivas de prevenção, utilizando a tecnologia como ferramenta de conscientização e engajamento”, destacou a gerente de Saúde e Odontologia do Sesc PR, Luane de Lima da Silva.

A ação conta com o apoio de diversas instituições, incluindo a Secretaria de Saúde do Paraná (Sesa) e as prefeituras. A dengue segue em avanço no estado. Segundo dados da Secretaria Estadual da Saúde, em 2025 já são quase nove mil casos confirmados, com três óbitos registrados.

Para a coordenadora de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde do Paraná, Ivana Lúcia Belmonte, é preciso que a população esteja alerta aos riscos da doença, que impacta fortemente os serviços municipais de saúde. “Na minha história de coordenação, há quase 15 anos, já recebi muitos criadores de aplicativos que traziam o foco na denúncia e cabia ao serviço municipal resolver o problema. O aplicativo do Sesc foi o único que me chamou a atenção porque traz o engajamento da população para a remoção do criadouro. Se não tivermos essa parceria da população, não vamos conseguir controlar a dengue. Esse trabalho educativo junto às escolas, à comunidade, com premiações, engajando as pessoas no trabalho, é espetacular. É uma experiência que tenho levado e comentado em outros estados, porque faz a diferença”, compartilhou a coordenadora.

Premiação

A partir desta quarta-feira (12), será possível ter acesso à campanha por meio do aplicativo do Sesc PR, realizar o cadastro e participar da competição até o dia 30 de maio. As participações podem ser individuais ou por equipes. Os participantes e municípios com maior engajamento dos regionais e do estado serão premiados com troféus e medalhas. Os seis primeiros colocados do estado serão premiados com estadias no Hotel Sesc Caiobá.

Para saber como participar da campanha e ter acesso ao regulamento, acesse https://www.sescpr.com.br/contradengue/

Botão Voltar ao topo