Crédito das fotos: Cristiane Spricigo.



O grupo conheceu melhor e estreitou relações com as áreas de segurança do trabalho, saúde e serviço social da Itaipu
A Itaipu recebeu, na quinta-feira (6), a visita de uma equipe administrativa do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de Foz do Iguaçu (PR). Composto por 16 pessoas, o grupo atendeu a um convite da Superintendência de Recursos Humanos e cumpriu uma agenda intensa na usina, com o objetivo principal de estreitar as relações e facilitar as interações com as áreas da Itaipu com as quais mantém algum tipo de contato ou interesse, principalmente saúde e segurança do trabalho.
A programação do grupo começou com uma imersão sobre as estruturas e fluxos de atividades de segurança do trabalho, saúde e serviço social.
Na Divisão de Engenharia de Segurança do Trabalho, a gerente interina Thiciane Peres falou sobre a composição do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) e o Sistema de Gestão do Trabalho Seguro (SGTS) da Itaipu, além de diversos temas correlatos, como análises de risco e o procedimento de investigação de incidentes e acidentes; e a composição e funcionamento da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) – entre outros.
Na Divisão de Medicina do Trabalho, o gerente Elton Valentini apresentou as diversas atividades do Programa Reviver, o exame médico periódico, a gestão de afastamentos ao trabalho e o trabalho do Comitê para Análise de Empregados com Restrições Laborais.
As assistentes sociais Andréia Trevisan e Cristiane Spricigo ainda apresentaram o fluxo de acompanhamento dos afastamentos por auxílio-doença e demais ações do Serviço Social da Itaipu. A agenda do grupo foi encerrada com uma visita técnica à usina, conduzida pela Divisão de Relações Públicas.
Parceria
O INSS é o órgão responsável, entre outros, por dar suporte aos trabalhadores em processo de afastamento por motivo de adoecimento ou acidente de trabalho. “Por isso a parceria com o INSS é importante, pois assim podemos fornecer uma melhor orientação aos empregados que precisem acessar o direito ao seguro social ou em processo de reabilitação profissional, por exemplo”, ressaltou Andréia Trevisan.
Segundo ela, a Itaipu, por meio do Serviço Social, pode ainda apoiar e orientar sobre os canais disponíveis aos empregados, como o telefone135 e o aplicativo Meu INSS. O acesso às informações é confidencial e deve ser feito apenas pelo próprio segurado.