ALEP
Assessoria
O deputado estadual Alexandre Curi (PSD), assume, nesta segunda-feira (03) a presidência da Assembleia Legislativa do Paraná para o biênio 2025/26, com a missão de transformar a Casa no Poder Legislativo estadual mais transparente do Brasil. Pautando sua gestão nos pilares da transparência, inovação, sustentabilidade e economia, Curi pretende, ainda, introduzir a inteligência artificial no trabalho Legislativo; tornar todos os prédios da Assembleia inteligentes, gerando sua própria energia, reduzindo o consumo; reaproveitando a água da chuva e eliminando o uso do papel e, com essas medidas, economizar e devolver ao Estado para que invista em políticas públicas R$ 500 milhões de seu orçamento anual.
Transparência Internacional
“Como primeiro secretário, nos últimos dois anos, instauramos uma comissão interna de transparência, para analisar e resolver todos os quesitos em que não fomos bem avaliados pelos órgãos de controle e pela Transparência Internacional. Esse trabalho, fez com que recebêssemos, no final do ano passado, o Selo Diamante em Transparência Público, sendo considerado o ente público estadual mais transparente do Paraná e a quarta Assembleia mais transparente do Brasil. Mas queremos avanços ainda mais significativos para nos tornarmos a Assembleia mais transparente do Brasil. Transparência é minha prioridade”, afirma do deputado.
Unanimidade
Curi chega à presidência da Assembleia Legislativa após ser eleito por unanimidade dos votos de seus pares em eleição realizada em novembro do ano passado, credenciado pelos 237.037 votos recebidos nas eleições de 2022, que o tornaram, pela quarta vez, o deputado estadual mais votado do Paraná e um dos 10 mais votados do país. Dos 399 municípios paranaenses, Curi recebeu votos em 376 – 95%, uma marca histórica, resultado de seu trabalho municipalista nos seis mandatos que acumula como deputado estadual. Atualmente, o deputado é indicado como representante parlamentar de nada menos que 170 prefeituras.
“Uma honra, muita gratidão e muito orgulho ocupar uma posição tão relevante. Agradeço a confiança dos meus eleitores e dos meus pares no legislativo, reforçando o compromisso que fiz comigo mesmo de não errar e de levar a Assembleia do Paraná a um novo patamar de prestígio e de resultados”, afirma o deputado.
Gestão eficiente
Além de tornar a Assembleia Legislativa do Paraná ainda mais transparente, Alexandre Curi também salienta a rigidez administrativa como exemplo de gestão eficiente. “A Assembleia do Paraná é a única do país que devolve ao Executivo quase um terço de seu orçamento. São R$ 430 milhões por ano e este valor se transforma em casas, asfalto, creches, apoio à saúde e mais assistência à população que mais precisa do apoio do Estado. A devolução do dinheiro é fruto da economia de todos os deputados e, com as medidas que vamos adotar, essa economia poderá ser ainda maior. Vamos chegar a meio bilhão de reais economizados por todos os deputados e devolvidos ao Estado para que sejam investidos em Políticas Públicas”, explica Curi.
Transparência
“Transparência também significa estar próximo das pessoas. Por isso, vamos ampliar o nosso projeto da Assembleia Itinerante. Vamos levar a Assembleia para todas as regiões do Paraná para ouvir a sociedade, para conhecer as demandas e discutir projetos e prioridades locais com quem vive em cada rincão do Estado. Sabemos que grandes soluções são resultado da abertura ao diálogo com a sociedade”, informa Alexandre Curi.
Trajetória política
Curi chega à presidência da Assembleia Legislativa aos 45 anos e é um dos mais jovens deputados a assumir a função. Apesar da juventude, ele traz consigo uma história política iniciada aos 16 anos. Desde aquela época ele acompanhava o avô, o deputado Aníbal Khury, tanto no legislativo quanto nas agendas pelo Paraná.
Vereador em Curitiba
Em 2000, Curi foi eleito vereador de Curitiba – à época o mais jovem entre as capitais do Brasil – e desde 2002 está entre os deputados mais votados do Paraná. “É uma história de aprendizado, de trabalho e de dedicação. Acredito que o bom resultado desta trajetória é o reconhecimento da população pelo trabalho municipalista que abracei, em especial nas regiões com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Estado. Minha convicção é de que todos merecem ser feliz onde vivem e, por isso, temos que melhorar a infraestrutura de todas as cidades, independentemente do tamanho”, pontuou o deputado.
Mesa diretora
Curi presidirá a Assembleia ao lado da deputada Flávia Francischini (União), primeira mulher a ocupar a 1ª Vice-presidência da Assembleia, do deputado Gugu Bueno (PSD), eleito primeiro secretário e da deputada Maria Victória (PP), reeleita para a Segunda Secretaria. A chapa eleita também conta com Delegado Jacovós (PL) como segundo vice-presidente; Moacyr Fadel (PSD), como terceiro vice-presidente; Requião Filho (PT), como 3º secretário, Alexandre Amaro (Republicanos), 4º secretário; e Goura (PDT), como quinto secretário.