CapaGeral

Prefeitura denuncia ‘desaparecimento’ de R$ 298 mil de conta, culpa hacker e caso vai à polícia

Polícia Civil irá apurar se houve invasão ao sistema, estelionato ou se algum servidor realizou transferência bancária indevida. Em nota, município disse ter contratado empresa para reforçar segurança.

SUMIU

Por Bruna Melo, g1 PR e RPC — Londrina

No total, R$ 298 mil foram retirados da conta da Prefeitura de Munhoz de Mello, no Norte do Paraná. O sumiço do dinheiro foi registrado em boletim de ocorrência e o caso está sendo investigado pela Polícia Civil. Por meio de nota, o município disse ter sofrido uma “invasão de hackers”.

Segundo o boletim de ocorrência, na quinta-feira (23), um servidor da Secretaria Municipal de Finanças recebeu uma ligação de um homem se apresentando como gerente de banco. O homem disse que precisava fazer uma “liberação nas contas da Prefeitura” e enviou um link.

Depois que o servidor acessou o endereço, a tela do computador ficou escura. Em seguida, ele ligou para o banco e foi informado sobre a movimentação suspeita para o pagamento de quatro boletos.

O delegado Vagner dos Santos disse, nesta terça-feira (28), que irá solicitar os extratos da conta bancária para apurar a situação.

“Se é possível identificar os autores, ou se teria sido estelionato, se teria sido golpe ou alguém eventualmente do próprio município teria por equívoco feito alguma alguma transferência bancária indevida”, explicou o delegado.

Prefeito

O prefeito Áureo Gomes (PODE) viajou até Curitiba para solicitar apoio da Delegacia Especializada de Crimes Cibernéticos do Paraná, nesta terça.

 

Botão Voltar ao topo