Arco-íris de fogo’ é observado no céu do Paraná; fenômeno é considerado raro

Registro foi feito em Marilena, no noroeste do estado. Climatempo explica que cores são resultado da refração da luz solar em gotículas de água.

CLIMATEMPO

Arco-íris de fogo” é considerado um fenômeno raro. — Foto: Vanderson Aparecido Martins

Por Evandro Oliveira, g1 PR e RPC — Londrina

Um “arco-íris de fogo” foi visto no céu do noroeste do Paraná, em Marilena. As imagens, feitas nesta segunda-feira (13), mostram as cores refletidas em nuvens.

O fenômeno é considerado raro, de acordo com o Climatempo.

O registro, captado na região do Porto Maringá, foi feito por Vanderson Aparecido Martins. Ele disse à RPC que ficou impressionado ao ver a faixa colorida no céu.

“Achei muito bonito e muito interessante”, contou o funcionário público.

Guilherme Borges, meteorologista do Climatempo, explica que o fenômeno é causado por um processo semelhante ao arco-íris comum: interação da luz solar com vapor d’água – após chuvas, por exemplo -, e refração.

Embora o céu de Marilena estivesse sem indícios de chuva no momento em que o fenômeno foi observado, o meteorologista explica que a nuvem estava com “muita gotícula [de água] em suspensão”. Assim, foi possível a aparição do “arco-íris de fogo”.

“Muitas gotas, muito vapor d’água em suspensão, que favoreceram esse cenário mais colorido naquela nuvem. Então, basicamente é esse processo de refração, que a gente chama na meteorologia, observado no céu de Marilena”, detalha Borges.

 

 

 

Botão Voltar ao topo