Destaques

População de Santo Antônio deve diminuir a partir de 2028, aponta Ipardes

Estimativa prevê redução populacional gradativa até 2050

Redação Tribuna do Vale

A expectativa da população de Santo Antônio da Platina bater a marca de 50 mil moradores não deve se confirmar nas próximas décadas – ao contrário, deverá cair. Ao menos é que aponta nova projeção do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), divulgada nesta semana.
A estimativa representa um certo “banho de água fria” na comunidade, que vislumbrava novos ganhos populacionais nos próximos anos, mantendo o crescimento registrado nas últimas décadas.
Mesmo com o surgimento de novos bairros e o desenvolvimento econômico constante de Santo Antônio da Platina, a avaliação do Ipardes é que a população local não ultrapassará a marca dos atuais 45 mil habitantes.

CURVA
Segundo a projeção, a população de Santo Antônio até crescerá, ainda que muito timidamente, em 2026 e 2027.
O número de moradores atualmente é de 45.468 pessoas, devendo ter seu ápice em 2027, com projeção de 45.522 habitantes. A partir desse ponto, porém, o cenário muda.
A projeção aponta que de 2028 em diante, ano a ano, o município perderá moradores, mesmo que de forma relativamente lenta.
Já a partir de 2034 Santo Antônio deverá voltar a ter menos de 45 mil habitantes, em um cenário de redução populacional que deverá se agravar depois de 2040.
Os números finais da proteção atual do Ipardes são para o ano de 2050, quando a estimativa para Santo Antônio da Platina é de pouco mais de 41 mil habitantes.

PROJEÇÃO
É importante frisar, contudo, que a projeção, embora embasada em vários indicadores técnicos, não necessariamente se confirme.
Exemplo disso é o próprio Norte Pioneiro, que teve projeções pessimistas do Ipardes no quesito de redução populacional em estudos divulgados em anos anteriores, o que acabou não se confirmando.
Na realidade o que ocorreu foi o oposto, com a região tendo ganho no número de moradores nessas últimas décadas, contrariando então as estimativas.

Botão Voltar ao topo