JOAQUIM TÁVORA
Redação Tribuna do Vale
A cavalgada do Rodeio Tavorense, realizada no último dia 10, pode ter saído do campo do entretenimento para se tornar um caso de polícia. Isso porque um suposto caso de maus tratos a animais que participavam do evento – cavalgada- foi denunciado às autoridades.
A denúncia partiu da ONG Paraná Contra Maus Tratos, a partir de vídeos enviados de pessoas que presenciaram o evento e relataram o suposto tratamento inadequado aos animais. O caso foi encaminhado para a polícia e a prefeitura local.
De acordo com a ONG, que atua de forma abrangente na proteção e direitos dos animais, são casos claros de cavalos extremamente machucados, de agressão a bois e ainda animais tingidos com cores diversas, sem garantia de que a tinta utilizada não possa ser prejudicial.
Os vídeos com as denúncias foram compilados e postados nas páginas da ONG, e rapidamente tiveram grande repercussão. Nas imagens é possível ver nitidamente que todas as acusações têm fundamento.
A publicação ainda questiona a existência de eventos do gênero, ainda que representem uma questão cultural, porém realizados às custas do sofrimento de uma grande parcela dos animais envolvidos.
É importante dizer que está não é a primeira vez que uma cavalgada na região acaba sendo alvo de denúncias por tratamento inadequado aos animais. Também não foram poucas as reclamações envolvendo a sujeira que fica nas ruas da cidade e o barulho causado pelos eventos.
OUTRO LADO
A reportagem da Tribuna do Vale entrou em contato com a organização do Rodeio Tavorense para obter explicações sobre as denúncias, porém até o momento os questionamentos não foram respondidos.
O espaço segue aberto para os devidos esclarecimentos e, assim que houver uma resposta, será publicada.
Foto cavalo perna machucada
Vídeo que viralizou na internet