Assessoria
O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) participou nesta segunda-feira, 11, da sessão da Assembleia Legislativa em homenagem à Polícia Penal do Paraná. Ele ressaltou que acompanha o processo de consolidação da carreira há muitos anos, e manifestou compromisso com a valorização da categoria. “Todos que conhecem a minha história sabem que sempre estive ao lado da Polícia Penal. Realizamos dezenas de ações conjuntas, ao longo de diversos governos, desde quando a luta da categoria era encampada por uma pequena associação de agentes penitenciários”, lembrou Romanelli.
Ele salientou o processo de reconhecimento da carreira como uma atividade típica de Estado, com a aprovação de uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC), em 2021. “Foram anos de luta e sabemos que ainda é necessário avançar para fortalecer a carreira. Mas a regulamentação da carreira de policial penal foi um reconhecimento e um ato de valorização do trabalho de mulheres e homens que atuam no sistema prisional”, completou.
Segundo Romanelli, o trabalho para aprovar a PEC é um exemplo do respeito que dedica ao policial penal. “É uma atividade que merece nosso respeito. A Polícia Penal precisa ser reconhecida e valorizada como uma barreira importante contra a criminalidade. Todos sabemos muito bem com quem estes profissionais lidam todos os dias”, considerou Romanelli, ao elogiar o Sindicato dos Policiais Penais do Paraná (SINDARSPEN). “É um dos mais atuantes sindicatos de representação de servidores públicos do nosso estado”.
Reivindicações – O encontro realizado na Assembleia Legislativa teve como propósito debater o sistema prisional do Paraná e a carreira do policial penal. A iniciativa contou com a presença de autoridades, representantes da categoria e especialistas em questões penitenciárias. Durante o encontro, o Conselho da Polícia Penal entregou aos parlamentares um documento com as principais reivindicações da classe. A sessão é uma iniciativa da deputada Flávia Francischini (União) e do deputado Tito Barichello (União).