METEOROLOGIA
Redação Tribuna do Vale
As fortes e constantes chuvas desta quinta-feira (07) causaram uma série de estragos e transtornos em toda a região, como pontos de enchentes e danos diversos em ruas, estradas e imóveis.
Após a semana toda, praticamente, com chuva, a precipitação desta quinta veio em grande volume durante todo o dia. Ao fim da tarde, com aumento do índice pluviométrico, começaram os estragos em diferentes municípios da região.
O caso mais grave foi em Abatiá, quando ruas do centro da cidade ficaram totalmente alagadas, com a água da enchente invadindo casas e comércios. Apesar dos prejuízos, porém, não há notícia de feridos ou desabrigados.
Em Santo Antônio da Platina houve pontos isolados de inundações, causando a interrupção do trânsito em diferentes pontos da zona urbana. O caso mais crítico foi na Rua Benedito Lúcio Machado, onde a água subiu substancialmente. Uma forte enxurrada também foi registrada no perímetro urbano da BR-153, sem, entretanto, maior prejuízo ao fluxo de veículos.
Na PR-439, entre Santo Antônio e Ribeirão do Pinhal, houve quedas de árvores. O mesmo ocorreu em outras rodovias, incluindo estradas rurais.
Na mesma PR-439, em Ribeirão do Pinhal, também houve pontos de alagamento. Motoristas ainda citaram trechos com risco de aquaplanagem por conta da grande quantidade de água empoçada na PR-092 próximo a Joaquim Távora.
PREVISÃO
Após uma semana chuvosa, o sol deve voltar a aparecer em toda a região neste fim de semana, de acordo com a precisão do Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná).
A tendência apontada pelos meteorologistas do Simepar é que a temperatura tenha uma leve queda e que o clima fique seco tanto no fim de semana quanto no começo da próxima semana.
Chuvas na região