Redação Tribuna do Vale
Exatos 7 meses após o retorno da cobrança de pedágio, a BR-153 no trecho entre Jacarezinho e Ourinhos convive com obras e importantes melhorias em sua infraestrutura, após passar meses em péssimo estado de conservação até ser concedida a iniciativa privada.
As obras, principalmente as executadas para a melhoria do pavimento, eram urgentes e já passaram a oferecer uma nova realidade aos usuários, que hoje estão livres das várias crateras que se formaram na pista com o passar do tempo.
Apesar de ainda existirem desníveis e buracos em diversos pontos, a situação deste trecho da rodovia já é a melhor dos últimos anos – incluindo aqueles sob o fim da concessão anterior, quando o pedágio custava o dobro do valor atual e mesmo assim importantes obras previstas em contrato não foram executadas.
Algumas das principais reivindicações dos usuários foram agora atendidas, como a melhoria da ponte sobre o Rio Ubá, com reformas na estrutura e implantação de um redutor de velocidade e sinalização adequada, reduzindo o número de acidentes no local.
As ações, porém, apresentam seus contras. Além de pagar o pedágio, os usuários da rodovia convivem com frequentes barreiras para as obras na pista, que acabam por formar grandes congestionamentos.
OBRAS
Claro que a expectativa de toda a região sobre a concessão vai muito além da reforma e tem uma questão primordial como ponto central: a duplicação da BR-153 entre Jacarezinho e Ourinhos, há décadas prometida por governantes, mas nunca executada.
Nesta nova concessão, de acordo com o cronograma de obras já definido pelo governo do Estado e ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre), a concessionária deverá entregar 51 quilômetros duplicados da BR-153 entre os dois municípios.
O trecho beneficiado com a duplicação será desde o quilômetro 01, na divisa entre Paraná e São Paulo (entre Jacarezinho e Ourinhos), até o quilômetro 52, em Santo Antônio da Platina, no trevo de acesso com a PR-092 sentido Joaquim Távora.
Além das obras de duplicação das pistas, o contrato ainda prevê uma série de melhorias implantadas pela EPR Litoral Pioneiro neste mesmo período, como trevos de acesso e viadutos, passarelas, ciclovias e avenidas marginais em Jacarezinho e Santo Antônio da Platina.
PEDÁGIO
A volta da cobrança do pedágio na BR-153 (assim como na BR-369 e em diversas outras praças do Estado) aconteceu no dia 23 de marco deste ano, meses após o governo estadual privatizar milhares de quilômetros de rodovias paranaenses.
O valor atual da tarifa para veículos de passeio na BR-153 é de R$ 12.