Santo Antônio da Platina
JNN com PMPR
Imagem ilustrativa / Arquivo JNN
Um grave incidente mobilizou a Polícia Militar e o SAMU na manhã de ontem (10), em Santo Antônio da Platina, envolvendo um jovem de 27 anos que estava em estado de surto. Segundo informações da mãe do indivíduo, ele é usuário de drogas e havia recebido uma ordem de internação compulsória pelo CAPS (Centro de Atenção Psicossocial). Em surto, ele ameaçava a mãe e outros familiares, o que levou a mãe a acionar as autoridades por volta das 10h.
Ao chegarem ao local, os policiais encontraram o homem sobre o telhado da casa, visivelmente alterado e agressivo, chegando a ameaçar de morte sua própria mãe. Ele tentou escapar pulando para o telhado de casas vizinhas e declarou que só deixaria o local se fosse morto. A situação se agravou quando ele desceu do telhado e agarrou sua esposa, de 21 anos, e a filha recém-nascida. Dentro da residência, ele quebrou uma porta de vidro e passou a usar um pedaço do vidro como arma, ameaçando tirar a própria vida e a de sua esposa. Ele chegou a ferir seu próprio rosto com o vidro, demonstrando descontrole.
Apesar dos esforços dos policiais para acalmar o homem e convencê-lo a soltar o pedaço de vidro, ele continuou a ameaçar sua família. No momento em que se distanciou um pouco de sua esposa, os policiais tomaram a decisão de disparar um tiro em sua perna esquerda para neutralizar a ameaça, evitando uma tragédia maior.
Após o disparo, os agentes rapidamente prestaram os primeiros socorros, aplicando um torniquete para controlar o sangramento. O SAMU foi acionado e o homem foi encaminhado para atendimento médico. Posteriormente, o caso foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil para a adoção dos devidos procedimentos.
Histórico criminal e internação compulsória
Segundo a PM, o indivíduo tem registros anteriores por tráfico de drogas, desobediência e roubo, e o incidente de ontem reforça a gravidade de sua condição. A ordem de internação compulsória já havia sido expedida, mas, devido ao seu estado de transtorno, a intervenção policial foi necessária para garantir a segurança de sua família.
O caso está sendo investigado pela Polícia Civil, que adotará as providências cabíveis.
Foto ilustração