Destaques

Santo Antônio volta a ser município da região com mais postos de trabalho

São mais de 10,7 mil trabalhadores com carteira assinada atuando no município, segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego

EMPREGOS

Redação Tribuna do Vale

Santo Antônio da Platina recuperou o posto de município da região com o maior número de trabalhadores com carteira assinada, de acordo com números oficiais do Ministério do Trabalho e Emprego.

Com 10.775 postos de trabalho formal na última divulgação do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), Santo Antônio da Platina passou Jacarezinho (que tem 10.481) no quesito empregos gerados dentro do município.

A retomada de Jacarezinho na liderança do segmento acontece após meses de crescimento dos empregos formais – somente em agosto Santo Antônio da Platina obteve um saldo de 274 postos de trabalho, resultado de 657 admissões contra 383 desligamentos no período.

Assim, Santo Antônio da Platina voltou a ser o município com mais empregos formais entre os 25 municípios que integram a Amunorpi (Associação dos Municípios do Norte Pioneiro), sendo ainda o mais populoso (44.369 mil habitantes) e também com o maior número de eleitores (33.038) aptos a votar nas eleições deste ano.

 

PERFIL

O Caged divide os empregos em cinco segmentos: agropecuária, indústria, construção, comércio e turismo. A soma dos registros em carteira em cada um resulta na totalidade dos postos de trabalhos formais em cada município.

Em Santo Antônio da Platina o setor da economia que mais gera empregos com carteira assinada é o da indústria, com 3.610 trabalhadores registrados até a última atualização dos dados.

Na sequência aparecem os setores de serviço, com 3.269 vagas preenchidas, e o comércio, com 2.897 empregos formais. A agropecuária emprega 566 trabalhadores, enquanto na construção existem 433 registros em carteira.

 

EQUILÍBRIO

Os números ainda mostram um certo equilíbrio entre os setores econômicos dentro de Santo Antônio da Platina, o que garante que a empregabilidade local não fique “refém” ou restrita a um ou dois segmentos.

A título de comparação com outros municípios da região, por exemplo, Santo Antônio lidera a geração de emprego em apenas dois segmentos: comércio e construção – a agropecuária tem Ibaiti como seu maior gerador de empregos na região (2.190 vagas); Jacarezinho lidera nos serviços (3.644 vagas); e Siqueira Campos tem a maior geração de postos de trabalho na indústria (4.297 vagas).

O bom desempenho em todos os setores da economia proporciona diversidade de postos de trabalho e maior possibilidade de reinserção no mercado para trabalhadores que tenham sido desligados.

 

sap – credito Marcio Antonias

 

Botão Voltar ao topo