Alep

Outubro Rosa chama a atenção sobre prevenção no combate ao câncer de mama

A Assembleia Legislativa do Paraná abraça a causa promovendo uma audiência pública com especialistas; exposição que apresenta ensaio fotográfico de mulheres em tratamento; e distribuição de cartilha.

Saúde da Mulher

ALEP

O câncer de mama é o tipo que mais acomete as mulheres no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), que estima a ocorrência de 73.610 novos casos devem ser registrados só durante o ano de 2024. O número assusta e mostra como é importante se prevenir de todas as formas para não fazer parte desta perigosa estatística.  Por isso, a Assembleia Legislativa do Paraná abraça mais uma vez essa causa e promove uma nova edição da campanha Outubro Rosa, com programação que inclui exposição fotográfica, distribuição de uma cartilha informativa e a promoção de um debate público com especialistas.

Esse conjunto de ações, que tem como símbolo internacional um singelo e solidário laço cor-de-rosa, objetiva motivar e instrumentalizar a população e os profissionais de saúde sobre as ações de controle e o cuidado integral relativos ao câncer de mama, assim como, o do colo do útero, com foco na prevenção e na detecção precoce. Já no primeiro dia do mês o prédio da Casa de Leis, localizado no Centro Cívico, será iluminado de rosa, chamando a atenção da população para a importância de adotar medidas que protejam a saúde. Essa tonalidade permanecerá até o dia 15, quando dará lugar ao verde, símbolo da campanha Outubro Verde, que desperta a atenção para outra questão vital para a cidadania: a conscientização, valorização e defesa dos direitos das pessoas com nanismo.

Especialistas participam de audiência

 

Uma audiência pública intitulada “Juntas na Luta Contra o Câncer de Mama”, será realizada no dia 15 de outubro, a partir das 9 horas, no Plenarinho Gabriel Luiz Sampaio, reunindo médicos, especialistas, representantes do Governo, do Ministério Público e de instituições que apoiam e dão suporte às pacientes com câncer e suas famílias. O debate ocorre por proposição da deputada Cantora Mara Lima (Republicanos), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, contando com o apoio da Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia, comandada pela deputada Cloara Pinheiro (PSD) e do Instituto Inovação e Ensino em Saúde (INTES).

Conscientização

A deputada Cantora Mara Lima destaca que o mês de outubro é dedicado, anualmente, à conscientização sobre a necessidade do autoexame, diagnóstico precoce e tratamento do câncer de mama. Inclusive, a parlamentar é a autora da lei estadual 16.935/2011, que instituiu a campanha Outubro Rosa no Paraná. A iniciativa visa a promoção de ações para a propagação de informações educativas e preventivas, voltadas à saúde das mulheres. De acordo com Mara Lima, é fundamental que as mulheres se cuidem, façam o autoexame e visitem o médico regularmente.

“Como Procuradora da Mulher, sinto-me especialmente comprometida com a defesa dos direitos e da saúde das mulheres”, afirma a deputada Cloara Pinheiro. “O câncer de mama é um dos maiores desafios que enfrentamos, e a luta contra ele não deve ser travada somente em hospitais e clínicas, mas também aqui, nas instituições que representam a voz do povo paranaense. Nosso compromisso vai além da conscientização, devemos garantir que todas as mulheres tenham acesso a serviços de saúde de qualidade, incluindo mamografias e tratamentos adequados e assegurar que não haja barreiras financeiras, geográficas ou culturais para o acesso a esses serviços”, sublinhou a Procuradora da Mulher.

Exposição valoriza a vida

Antes da audiência pública, ainda no dia 7 de outubro, acontece a abertura da exposição “Outubre-se”, às 13h30, no Espaço Cultural, uma iniciativa da Procuradoria da Mulher da Assembleia.

Cartilha traz importantes orientações

 

Só mulheres podem ter câncer de mama? Essa é uma das perguntas em destaque na cartilha elaborada especialmente para auxiliar na disseminação das informações durante esta edição da campanha Outubro Rosa.

Local: Plenarinho Gabriel Luiz Sampaio, na Assembleia Legislativa do Paraná

 

Botão Voltar ao topo