ELEIÇÕES
Redação Tribuna do Vale
A reta final da campanha eleitoral de 2024, que termina com as eleições de domingo (06), promete candidatos de toda a região intensificando suas campanhas e uma disputa acirrada pela preferência dos eleitores.
Nestes últimos dias candidatos devem apostar em diferentes métodos para chegar aos eleitores: são carreatas, caminhadas, lives e publicações em redes sociais e o tradicional “corpo a corpo”.
Em um cenário de municípios com uma quantidade relativamente pequena de eleitores, como é o caso da região, qualquer voto pode ser o fiel da balança na hora de definir os vencedores para o Poder Executivo e principalmente para o Poder Legislativo.
A certeza que uma visita de última hora ou uma ação a mais em redes sociais pode significar o sucesso no pleito, motiva os candidatos a não só manterem o empenho, como ampliar as aparições públicas e o pedido por votos nestes últimos dias.
Pelas redes sociais, principalmente, é possível acompanhar candidatos realizando diferentes agendas em um mesmo dia, promovendo eventos diversos e aumentando o número de publicações em seus perfis.
Além de buscar novos simpatizantes para suas campanhas, manter “cativo” e informado o eleitorado já conquistado é fundamental para que os candidatos sigam com suas bases devidamente estruturadas.
E é claro que muitos dos candidatos vão apostar na contrapropaganda de seus concorrentes, mostrando problemas e acusações, no intuito de descredibilizar imagens e campanhas junto ao eleitorado – em ações que também têm sido intensificadas nestes últimos dias antes das eleições.
PRAZOS
De forma geral, os candidatos terão até a noite do sábado (05) para realizar suas campanhas eleitorais, sendo permitido carreatas e ações diversas, obviamente dentro daquilo já previamente definido pela justiça eleitoral.
A exceção fica por conta de comícios eleitorais, que só podem ser realizados até esta próxima quinta-feira (03). Outra restrição diz respeito a divulgação paga na imprensa e internet, com prazo para até a sexta-feira (04).
CENÁRIO
Somando os 25 municípios da micro região que integram a Amunorpi (Associação dos Municípios do Norte Pioneiro), são mais de 260 mil eleitores aptos a votar nas eleições deste ano.
O maior colégio eleitoral é Santo Antônio da Platina, onde 33.040 eleitores estão cadastrados junto à justiça eleitoral. Já o menor é Barra do Jacaré, com 2.865 eleitores aptos a votar nas eleições municipais.
Em cada um dos 25 municípios da micro região, os novos eleitos serão empossados no dia 1º de janeiro do ano que vem.