Destaques

Altas temperaturas aumentam riscos de tempestade, alerta meteorologia

Com termômetros próximos aos 40°C em vários municípios da região, institutos de clima alertam para riscos de tempestades

Tempo

 

Redação Tribuna do Vale

 

As frequentes altas temperaturas registradas em toda a região nos últimos dias têm elevado o risco de novas tempestades, de acordo com institutos de meteorologia. Há probabilidade de novas precipitações já para esta semana.

Na tarde desta terça-feira (01) o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um comunicado com “alerta amarelo” para tempestades, previstas para atingir boa parte dos municípios do Norte Pioneiro nesta quarta-feira.

Segundo o alerta, estão previstas chuvas entre 20mm e 50mm por dia com ventos intensos, de até 60km/h, além de queda de granizo. Uma vez que se confirme, o cenário inspira maiores cuidados por parte dos moradores.

Isso porque em pelo menos duas oportunidades recentes a força da natureza provocou danos em diversos municípios da região – na mais recente, as tempestades se tornaram tragédias, com duas pessoas mortas em virtude do vento, sendo uma em Cambará e outra em Joaquim Távora.

De acordo com o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), nesta quarta toda a região deve registrar temperaturas superiores aos 30°C – em alguns casos, já próximas aos 40°C.

A partir daí, porém, com a chegada da chuva, prevista para quinta-feira em boa parte dos municípios da região, a tendência é que as temperaturas diminuam gradativamente até o domingo.

Em vários dos municípios da região, inclusive, as mínimas previstas são inferiores aos 15°C entre sexta-feira e domingo. Para a semana que vem o Simepar prevê mais uma variação climática expressiva.

Em Santo Antônio da Platina, onde não há previsão de chuva para esta semana, os meteorologistas do órgão preveem que haverá precipitações apenas na metade da próxima semana. Já as temperaturas também oscilam, como em toda a região.

 

 

FOTO CALOR

 

Botão Voltar ao topo