Destaques

Prefeito e secretária de Saúde entregam ambulatório de feridas

O serviço especializado no tratamento de feridas crônicas dispõe de equipamentos de laser/LED para fotobiomodulacao e fototerapia, com coberturas especiais

SAÚDE

S.A. Platina

O Prefeito de Santo Antônio da Platina, José da Silva Coelho Neto, o professor Zezão, e a secretária municipal de Saúde, Gislaine Galvão estiveram na tarde desta quinta-feira, no Centro Municipal de Oncologia e Tratamento Especializado entregando à população platinense mais um serviço médico de extrema necessidade: o ambulatório de feridas, onde pessoas com esse problema crônico possam ser cuidadas por profissionais especializados, como enfermeira e médicos especialistas nas áreas Vascular e Ortopedia.

“Trata-se de uma um serviço na área da Saúde que estamos implantando voltado às pessoas com problemas crônicos de feridas, com tratamento, geralmente, complexo”, disse o prefeito.

Gislaine explica que problemas de feridas crônicas é mais complexo e necessita de profissionais especializados, como enfermeira e médicos das áreas vascular e ortopedia.

“Para ter acesso é preciso passar pela unidade básica de saúde para que o médico faça uma avaliação e o encaminhamento”, explicou.

O prefeito Zezão e a Secretária Gislaine explicaram que uma das metas do Plano Municipal de Saúde era a instalação de um local onde profissionais especializados pudessem atender paciente  com feridas crônicas e de alta complexidade, uma vez que representam um significativo impacto social e econômico devido à recorrência e o longo tempo necessário a cicatrização.

“E em julho de 2024, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde  iniciou os encaminhamentos de pacientes com qualquer tipo de lesão aberta para acompanhamento e tratamento com profissional especializado”, disse a secretária, dando detalhes:
“Atuando como um ponto de apoio para a Atenção Primária, o serviço especializado no tratamento de feridas crônicas dispõe de equipamentos de laser/LED para fotobiomodulacao e fototerapia, com coberturas especiais”. “O Tratamento é realizado por uma enfermeira estomaterapeuta e contamos com apoio de nutricionista, vascular e ortopedia quando solicitado”, disse.

Visando tratamento ideal ao paciente, é, ainda, realizado de forma integrada com a equipe de atenção primaria na qual paciente está inserido. “A enfermagem da Saúde da Família passou por capacitação em parceria com o CISNORPI (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro). Sendo assim, o paciente é assistido de forma intercalada entre a atenção especializada e a atenção básica”,  informou.

Segundo a secretárias, são atendidos em média 75 pacientes por mês.

Os pacientes são encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde ou médicos especializados através do sistema de informação do município.

“Os pacientes estão contribuindo não faltando as consultas e foi observado um aumento na resolutividade de lesões vasculares crônicas. Através de seus profissionais, fornecem orientações para o cuidado, para o paciente, família, equipes de saúde e outros envolvidos no processo”, concluiu a Gislaine Galvão.

O ambulatório de feridas atende no Centro de Oncologia e Tratamentos Especializados que fica na rua  Dr Oswaldo Campos do Amaral,419, bairro Rennó Park.

https://www.instagram.com/reel/DAHLnX2x_63/?igsh=dWlzazY3MjdhZ2pq

 

Foto Tratamento de Feridas

 

Botão Voltar ao topo