TEMPO
Redação Tribuna do Vale
O clima quente e seco, por vezes nublado, deve permanecer no decorrer da semana. É o que aponta a previsão do site Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná) para os próximos dias em toda a região.
Segundo os meteorologistas do órgão, o céu deve continuar apresentando saturação por conta da fumaça na atmosfera, como já tem ocorrido com relativa frequência nos últimos dias – não só na região, como em quase todo país.
Já as temperaturas têm máximas previstas em números superiores à casa dos 30°C, enquanto as mínimas devem estar pouco abaixo dos 20°C. A expectativa é que a sensação térmica média supere os 30°C, ao menos durante o dia.
Em Santo Antônio da Platina, por exemplo, o dia mais quente previsto é a sexta-feira (13), quando os termômetros podem chegar aos 37°C. As temperaturas mais altas na região, porém, estão previstas para Andirá e Barra do Jacaré, com máximas em 39°C, também para a sexta-feira.
UMIDADE
De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a média da umidade relativa do ar no Norte Pioneiro pode ser inferior aos 20%, lembrando que conforme a OMS (Organização Mundial de Saúde), o ideal para saúde é entre 50% e 80%.
A combinação de áreas há muito tempo sem chuva e baixa umidade relativa do ar com as altas temperaturas atípicas para o inverno faz com que o Paraná atravesse nesta semana o período mais crítico para a ocorrência de queimadas florestais.
Segundo o Corpo de Bombeiros, foram registrados mais de 10 mil focos de incêndio no Estado de janeiro a agosto deste ano. A situação que fez com que o governador Ratinho Junior decretasse situação de emergência em por causa da estiagem.
A baixa umidade relativa do ar também representa riscos à saúde, especialmente com o surgimento de doenças respiratórias.
MUDANÇA
O clima deve mudar apenas no fim de semana, novamente em previsão do Simepar. Na região as chuvas estão previstas para o domingo, quando a temperatura deve cair cerca de 10°C. Em diversos municípios, as mínimas previstas são de 15°C.
Para o decorrer da próxima semana, contudo, a partir da terça-feira os termômetros devem voltar a subir. Na última semana do mês novamente estão previstas temperaturas próxima aos 40°C.