JOAQUIM TÁVORA
Redação Tribuna do Vale
Um incêndio de grandes proporções consumiu parte da planta da Frangos Pioneiro em Joaquim Távora, neste domingo (08). O fogo teve início por volta das 14 horas, Ainda na manhã desta segunda-feira, 9, os bombeiros lutavam para apagar os últimos focos do incêndio, em áreas onde havia bastante material inflamável.
Apesar do susto e de um prejuízo milionário, não houve feridos.
Empresas locais, regionais, e até viatura de Londrina, funcionários e equipamentos da prefeitura de Joaquim Távora e outros municípios vizinhos ajudaram no combate.
O comandante capitão Angelino acredita que foram usados, até ontem a noite, mais de um milhão de litros de água. “Quando acabar o fogo, faremos o rescaldo para impedir que ele retorne aos destroços”, explicou.
O controle do incêndio aconteceu próximo às 20 horas, Deste horário em diante, os bombeiros permaneceram no local apagando focos e resfriando as paredes.
Começou na tarde de domingo
De acordo com informações repassadas pelos bombeiros, o fogo teve início por volta das 14h no setor de abate de frangos, se alastrando para uma área de estoque de papelão e logo tomando grandes proporções.
Segundo um comunicado feito pela empresa, não havia expediente no momento do incêndio e não foram registrados feridos em decorrência do incidente. As chamas com perigo maior de alastrar foram contidas no fim da noite de domingo.
Bombeiros de municípios de toda a região foram mobilizados para impedir que o fogo se alastrasse para outros setores ou até mesmo para imóveis vizinhos.
Até o momento do fechamento desta matéria, não tinham sido divulgados mais detalhes sobre as possíveis causas do incêndio. Uma investigação deverá ser iniciada em breve para apurar as circunstâncias.
EXPLOSÃO
Um dos temores era que o fogo atingisse a câmara fria, onde há estoque de amônia, produto inflamável e que, em caso de contato com as chamas, poderia causar explosões, colocando a vida de bombeiros e até moradores vizinhos em risco.
A situação causou medo em moradores dos arredores e alguns chegaram a deixar suas casas, só retornando após os bombeiros conseguirem controlar a propagação do incêndio. Cogitou-se a possibilidade de interrupção do trânsito na PR-092, uma vez que a fábrica fica às margens da rodovia, mas não foi necessário.
CONSEQUÊNCIAS
A Tribuna do Vale tentou contato com a empresa para obter mais detalhes do caso, mas não houve retorno. A Frangos Pioneiro emitiu dois comunicados ainda no domingo, mas sem sanar as dúvidas que pairam sobre o caso.
As informações se limitaram a esclarecer que não havia feridos, que as atividades no abatedouro seriam suspensas e que as demais unidades do Grupo Pioneiro (Maná, Fábrica de Rações – JT, Rações Pioneira – Ribeirão do Pinhal, Metalúrgica) seguem operando normalmente.
Também nesta segunda-feira o expediente na fábrica ficou comprometido e centenas de trabalhadores não puderam trabalhar normalmente – a empresa possui mais de 3 mil colaboradores.
Segundo pessoas ligadas ao grupo, não há estimativa de normalização e a tendência é que outros espaços sejam adaptados para suprir as funções da área destruída pelo fogo. A informação prévia, porém, é que fornecedores e clientes, de forma geral, não devem ser impactados.
O caso ganhou repercussão em toda mídia paranaense, sendo destaque entre os principais veículos de comunicação do Estado durante esta segunda-feira.
INCÊNDIOS
Esta não é a primeira vez que uma grande empresa da região é atingida por um incêndio de grandes proporções. Em junho de 2020 uma das unidades de produção da Pro Tork (maior geradora de empregos do Norte Pioneiro), em Siqueira Campos, sofreu com o mesmo problema.
Na oportunidade também não tinham funcionários em expediente e não houve feridos. A empresa redistribuiu a produção para outros espaços e o prédio atingido precisou ser demolido – ainda hoje uma nova estrutura está em processo de construção para substituir a antiga.
Em 2015 outra importante marca instalada na região também teve instalações parcialmente destruídas pelo fogo: a Gasosa Paranaense, localizada em Quatiguá.
Homenagem emocionante
A Direção do Grupo Pioneiro foi surpreendido na manhã de hoje, 9, com boa parte da comunidade, comerciantes, parceiros, e amigos reunidos em oração na frente do abatedouro. Foi um momento comovente! Veja no site da Tribuna do Vale, o vídeo que foi feito e publicado nas redes sociais, com um agradecimento especial do Grupo Pioneiro.